Polícia do Peru barra entrada de parlamentares destituídos!

Policiais armados cercaram a sede do Congresso do Peru um dia depois de o presidente Martín Vizcarra dissolver o parlamento. Um dos congressistas foi atingido por um cone de trânsito ao tentar entrar no edifício.

Policiais armados impediram nesta terça-feira (1º) a entrada no Congresso de alguns dos parlamentares destituídos um dia antes pelo presidente do Peru, Martín Vizcarra. Além das portas fechadas, havia barreiras de segurança nas ruas em volta da sede do Legislativo, em Lima.

Os opositores integrantes do parlamento dissolvido tentaram voltar ao trabalho por considerarem a medida de Vizcarra ilegal. Em sessão no fim da noite de segunda, os congressistas chegaram a aprovar a suspensão do presidente e a nomeação da vice Mercedez Araoz para ocupar o cargo – ato não reconhecido pelo Executivo nem pelas forças de segurança, incluindo a polícia.

Policiais cercam ruas próximas ao Congresso do Peru, em Lima, nesta terça-feira (1º) — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

Policiais cercam ruas próximas ao Congresso do Peru, em Lima, nesta terça-feira (1º) — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

Houve princípio de confusão em Lima, nos arredores do Congresso. O parlamentar destituído Carlos Tubino, do partido Força Popular, foi atingido por um cone de trânsito jogado por manifestantes favoráveis a Vizcarra.

“Ao chegar às várias barreiras ao redor do Congresso, eles [policiais] se negavam ao menos a me resguardar, existindo uma turba que me seguia”, declarou Tubino, no Twitter.

Carlos Tubino@TubinoCarlos

👎

Fui agredido Gracias al Descriterio @PoliciaPeru⁩ ya q al llegar a varias barreras alrededor Congreso, se negaban p lo menos a resguardarme, existiendo 1 Turba q me seguía, a pesar d ser Accesitario Com. Permanente. Al final PNP Montada me rescató!! https://elcomercio.pe/politica/carlos-tubino-es-agredido-mientras-es-retirado-por-la-policia-del-parlamento-noticia/ …Carlos Tubino es agredido mientras es retirado por la policía del ParlamentoEl integrante del disuelto Congreso recibió insultos y agresiones por parte de la ciudadanía en las inmediaciones del Parlamentoelcomercio.pe1,4202:53 PM – Oct 1, 2019Twitter Ads info and privacy2,470 people are talking about this

Somente parlamentares integrantes da Comissão Permanente – grupo que substitui o Congresso durante a dissolução do Legislativo – puderam ingressar no prédio. Mesmo assim, alguns congressistas conseguiram entrar mesmo sem integrar o grupo.

Entenda a crise no Peru

Policiais marcham do lado de fora do Congresso nesta terça-feira (1º), um dia depois de o presidente suspender as atividades do Legislativo — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

Policiais marcham do lado de fora do Congresso nesta terça-feira (1º), um dia depois de o presidente suspender as atividades do Legislativo — Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

O presidente Martín Vizcarra – que não detinha a maioria no Congresso – tentou levar adiante na segunda-feira uma reforma do modelo de escolha dos juízes do Tribunal Constitucional. A proposta, considerada pelo Executivo uma medida anticorrupção, tentava evitar que os oposicionistas controlassem também o Judiciário.

Continua no link abaixo

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/10/01/parlamentares-peruanos-destituidos-sao-impedidos-de-entrar-no-congresso.ghtml

Últimas Notícias