Explosão de asteroide pode ter causado grande biodiversidade na Terra!

470 milhões de anos atrás, um asteroide 3 mil vezes maior do que aquele que extinguiu os dinossauros, se tornou uma grande fonte de biodiversidade terrestre

O impacto de asteroides em nosso planeta acabou com milhões de formas de vida na Terra – e isso não deve ser novidade para ninguém. Porém, estas grandes rochas espaciais não trazem apenas mortes e destruições.

Um asteroide também pode ser fonte de vida e a causa de uma grande biodiversidade, segundo um estudo da Universidade de Lund, na Suécia, publicado no Science Advances.Veja também:Asteroide de 14 metros de diâmetro pode atingir a Terra em 65 anosHayabusa2 inicia última etapa da exploração do asteróide RyuguNasa enviará nave para se chocar contra asteroides

asteroide que extinguiu os dinossauros atingiu a península de Yucatán há 67 milhões, causando um impacto direto nos “habitantes” da Terra, uma chuva de vidro e a subsequente Era Glacial. Porém, este asteroide não se compara em tamanho com um muito importante para a história de nosso planeta há 470 milhões de anos, revelaram os cientistas.

Naquela época, 485 milhões de anos atrás, começava o período Ordoviciano na Terra, caracterizado por não ter seres vivos na superfície terrestre devido à falta de oxigênio. Porém, em algum momento ocorreu a Grande Evento de Biodiversificação do Ordoviciano (GOBE). De ali em diante, houve um nascimento massivo de espécies de animais que povoaram o planeta.

Até agora, a ciência sabia do ocorrido, mas não entendia a razão. Porém, os estudos da Universidade de Lund apontam que um asteroide 3 mil vezes maior do que o matou os dinossauros há 470 milhões de anos atrás foi o responsável pelo aumento da biodiversidade na Terra. Este se encontrava além da órbita de Marte e colidiu com uma rocha de tamanho semelhante, resultando em muita poeira que caiu na Terra.