Dezenas de tartarugas morreram por óleo no litoral nordestino – onde estão os ambientalistas mundiais agora?

Onde estão Emmanuel Macron e Greta Thunberg quando a causa ambiental não envolve questões eleitoreiras e partidárias?

Devido ao óleo que acometeu o litoral nordestino na última semana, mais de 20 tartarugas marinhas – somente no estado do Ceará – já foram encontradas mortas à beira da praia. O balanço divulgado pelo Instituto Verdeluz contabilizou 21 animais, e somente no último fim de semana, o portal G1 apurou que pelo menos mais duas tartarugas foram avistadas sem vida na região.

A principal suspeita para a morte dos animais é a de contaminação pelas manchas de óleo que incidiram no litoral nordestino desde o mês passado.

Segundo o boletim divulgado no domingo (13), pelo Ibama, 10 pontos do litoral cearense foram afetados pelo petróleo cru. Ainda no relatório, foram registrados três animais mortos (duas tartarugas e uma ave). Os vestígios de óleo preocupam agora o nascimento de novos animais, que deve começar a acontecer nos últimos meses deste ano.

Frente a esse desastre ecológico que assola a região, nota-se um curioso silêncio por parte dos ambientalistas e líderes mundiais que, durante as ‘queimadas na Amazônia’, se debruçaram sobre a causa, numa tentativa de desmoralizar o governo brasileiro, bem como a soberania nacional do país sobre a floresta.

Últimas Notícias