A MÍSTICA CRISTÃ NA ARTE DE VICENTE SANTEIRO

A arte que serve de modelo à vida, inspirando-a e trazendo mensagens positivas para o ser humano – tal é o propósito do artista plástico potiguar Vicente Santeiro.

Discípulo artístico do pintor Assis Marinho, Santeiro é uma daquelas jóias ocultas da cena cultural potiguar ( tão ingrata aos seus legítimos valores, via de regra). Em seu modestíssimo atelier no Lago Azul, Nisia Floresta, Vicente faz arte que transcende o terreno e remete ao sagrado, ao espiritual. “A visão do que é mais alto traz ao povo um bom recurso para examinar a própria vida” – diz o pintor, entre tintas e telas inacabadas – “O ensino do Mestre é conhecer a verdade, para ser livre das ilusões”

A mística cristã como verdade eterna, como fonte de iluminação do ser humano, como remédio para os males da vida cotidiana – a esse estudo Vicente Santeiro tem orientado sua arte. Sua dedicação é representar visualmente os símbolos sagrados crísticos como trilhas para a ascensão espiritual dos discípulos do Divino Mestre. Por sua interpretação das coisas, cada um de seus quadros abre uma janela para o coração de quem vê, trazendo ao espectador sensível a Força das passagens bíblicas retratadas, dos ensinos figurados nas cenas da História Sagrada Cristã. É ver, para compreender com olhos de Fé.

Vicente Santeiro produz uma arte sacra que deve ser contemplada serenamente, como forma de experiência meditativa, até que os pequenos detalhes aflorem lentamente à consciência. “Cada cena tem uma Força da qual o sentimento é quem pode dar o testemunho. Eu dou o que posso dar: testemunho de mim, até onde pude ir” – filosofa o autor enquanto posa para uma foto. A seu lado, a tela “Santos Cosmo e Damião” ilustra divinamente o sentido de suas palavras. É a arte como inspiração para a vida.

Por Erick, O Caçador

 Contatos com Vicente Santeiro, para encomendas de trabalhos, através do ZAP (84) 99665-2445.

Últimas Notícias