Operação da PF paralisa área que extraía seis mil toneladas de minério por dia ilegalmente

Operação da PF paralisa área que extraía seis mil toneladas de minério por dia ilegalmente - Crédito: Divulgação/PF

A Operação Cega Jegue, ramificação da Verde Brasil – Pará, foi deflagrada na última segunda-feira, 14, pela Polícia Federal, em Marabá. O objetivo é o combate a delitos ambientais e de extração ilegal de minérios (manganês) na zona rural do município, mais precisamente no distrito de Vila União, localidade conhecida como ‘Vila Cega Jegue’.

A ação contou com a participação de 25 policiais federais, dois fiscais da Agência Nacional de Mineração, três agentes ambientais do IBAMA, 16 militares da Força Nacional de Segurança Pública e cerca de 120 militares do Exército Brasileiro, sob o comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com o fim de paralisar as atividades de cinco áreas de extração ilegal de manganês e degradação ambiental existente na localidade.

Os responsáveis pelas atividades minerárias ilícitas não se encontravam nos locais, porém foram colhidas informações que possibilitará suas identificações e posteriormente responderão por crimes ambientais e de extração ilegal de minérios.

A atividade criminosa movimentava a extração de cerca de 200 caminhões diariamente das áreas, cada um transportando cerca de 30 toneladas de manganês, totalizando assim a comercialização ilegal de cerca de seis mil toneladas de minério por dia, no valor em torno de R$ 1.000 a tonelada, perfazendo um montante aproximado de R$ 6.000.000.

Desde o ano de 2015, a PF de Marabá/PA vem intensificando as ações de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de minérios na região, tendo realizadas duas grandes operações no período.

Últimas Notícias