Morte de animais em alto-mar: A maior tragédia invisível nas praias do Nordeste!

23 tartarugas são encontradas mortas com manchas de óleo nas praias nordestinas

Desde o início da crise ambiental causada pela chegada do óleo às praias do Nordeste, no início de setembro, o Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) contabiliza dezenas animais encontrados mortos por causa do material vazado.

Mas o número é subestimado porque grande parte dos animais mortos não chega até a costa. Especialistas consultados pela reportagem afirmam que a tragédia no fundo no mar deve causar bem mais danos à fauna que aquela vista em praia

Um exemplo está em um um vídeo feito por pescadores de Maxaranguape em alto-mar no Rio Grande do Norte.

Uma tartaruga envolta de óleo foi retirada do oceano.

No vídeo, eles chegam a limpar o animal, mas não o trouxeram à costa porque ainda iriam passar uma semana pescando no barco em alto-mar.

“Estima-se que apenas 10% dos animais que morrem no oceano chega à costa”, diz o biólogo Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota de Conservação. “Tudo que morre no oceano é consumido por outros seres, seja peixes, ou mesmo se decompõe. Tudo entra nesse processo.”

O professor de pesca Cláudio Sampaio, da unidade Penedo da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), explica que há outros motivos para que animais não cheguem à areia.

Muitos desses animais são levados por correntes marinhas que desviam, ou são predados, ou afundam. O que temos encontrado nas praias com certeza é um número subestimado dos animais oleados. Muitos ficam no mar .

Cláudio Sampaio, professor da Ufal Sampaio ainda demonstra uma grande preocupação com os recifes de corais.

Um vídeo divulgado ontem mostrou uma imensa mancha sobre corais supostamente em São José da Coroa Grande, na divisa de Pernambuco com Alagoas.

Mancha de óleo é avistada em recife de coral em Peroba (AL)

“Os ambientes recifais são caracterizados pela complexidade, formado túneis, canais. Essa complexidade é que vai abrigar peixes, crustáceos, moluscos, peixes.

Esse óleo pode penetrar tão profundamente que sua limpeza seja impossível. E ele causa dois impactos diretos: o sombreamento e entupimento dos pólipos dos animais que vivem lá. É uma tragédia”, afirma.

Ainda há outro ponto destacado pelo professor: nem todo o óleo consegue ser retirado das praias, o que deve causar mortes a longo prazo.

“Existe uma fração solúvel do petróleo que não pode ser retirada manualmente e também é conhecida por causar sérios problemas, inclusive em nível celular.

Não apenas no DNA mas também na parte fisiológica, que vai influenciar desde o comportamento às taxas de crescimento”, afirma.

” Muitos animais, caso não morram de intoxicação aguda, vão ficar passando para os elos da cadeia alimentar essa toxina, o que chamamos de bioacumulação. Então o consumo de crustáceos e moluscos pode ser um problema no futuro.

Pesquisadores da UFBA afirmam que óleo encontrado no Nordeste é produzido na Venezuela

Estudos geoquímicos realizados na Universidade Federal da Bahia evidenciaram que o óleo encontrado em praias de toda a região Nordeste é proveniente de uma bacia na Venezuela. A petrolífera venezuelana disse nesta quinta (10) que não recebeu nenhuma informação de clientes ou filiais sobre um possível derrame nas imediações da costa brasileira.

Já o presidente Jair Bolsonaro, em discurso para empresários, falou em “derramamento criminoso”.

Veja vídeo:

Últimas Notícias