Moro inaugura base integrada do Grupamento Especial de Fronteira no AC e entrega viaturas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, inaugurou em Cruzeiro do Sul, nesta segunda-feira (18), a base integrada do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron). Além do ministro, estiveram presentes o governador Gladson Cameli; o vice-governador Major Rocha; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo César da Rocha dos Santos; o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo e o secretário de Operações Integradas Rosalvo Ferreira Franco.

Para o ministro, o Estado do Acre é estratégico em vários aspectos, em especial no âmbito da segurança pública por ser região de fronteira, que acaba sendo utilizada para cometimento de crimes como tráfico de drogas e contrabando. “O governo federal tem uma política de melhoria da vigilância das fronteiras, a partir da integração das forças de segurança pública”, explicou.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública tem projetos estratégicos de atuação nessa temática, como o VIGIA e a instalação de centros integrados de operações de fronteiras.

O VIGIA é programa desenvolvido a partir das diretrizes do governo federal de combate ao crime organizado, à corrupção e aos crimes violentos, especialmente para impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país, em parceria com as forças policiais estaduais.

“Tem como carro-chefe a Operação Hórus, já iniciada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com excelentes resultados”, explicou Rosalvo Franco. O Acre é um dos estados da região Norte que recebeu o programa. (saiba mais https://www.novo.justica.gov.br/videos/projeto-vigia-saiba-mais)

Últimas Notícias