Importância da obra de Olavo de Carvalho é tema de congresso em Portugal

Olavo de Carvalho será o tema do colóquio intitulado “O magistério de Olavo de Carvalho: para uma paideia integral”, que acontecerá no dia 25 de novembro, em Lisboa. O congresso de filosofia está sendo organizado por uma série de entidades portuguesas e com a participação de alunos e estudiosos de filosofia que se debruçaram sobre a obra do filósofo brasileiro mais influente na atualidade.
O evento ocorre por ocasião da publicação da primeira edição portuguesa de Aristóteles em Nova Perspectiva, em terras lusitanas.
Editada em Portugal pelo Movimento Internacional Lusófono (MIL), o livro será lançado no dia 25 de novembro, em Lisboa, no âmbito do Colóquio sobre o pensamento de Olavo de Carvalho, com a participação de algumas figuras prestigiadas da cultura e academia lusófonas, refletindo sobre os vários aspectos do impacto da obra de Olavo no Brasil e em todo o chamado Espaço Lusófono.
A relação entre as ideias de Olavo e o pensamento pós-moderno, o exemplo de auto-didatismo e a importância do imaginário literário para o estudo da filosofia são algumas das abordagens desse evento de um dia inteiro e que conta com mais de vinte palestras. A programação pode ser conferida no site Olavo em Portugal, que apresenta os palestrantes e seus respectivos temas.
O aluno português, Artur Silva, do Porto, fará uma palestra sobre o imaginário literário no estudo da filosofia e a vida intelectual.
Silva traz a “importância do imaginário como formação moral básica da personalidade intelectual, em primeiro lugar na compreensão e apreensão, através da experiência imaginativa, dos dramas humanos concretos”.
Ele salienta ainda que:
Somente esta capacidade adestrada por uma ampla e permanente cultura literária é que nos capacitará a apreender os dramas cognitivos vividos pelos filósofos ao longo da história humana.
O congresso também contará com a palestra do professor e historiador brasileiro Rafael Nogueira, que falará sobre o reavivamento do interesse pela história do Brasil e de Portugal, como uma das consequências da obra e atividade de Olavo de Carvalho.
O evento é organizado pelas entidades portuguesas: Movimento Internacional Lusófono, (MIL), Fundação Lusíada, Nova Águia: Revista de Cultura para o século XXI, do Centro de I&D sobre Direito e Sociedade da Universidade Nova de Lisboa (CEDIS) e da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Segue abaixo o programa do evento com os títulos das palestras já confirmadas:
25 de Novembro
Colóquio
O MAGISTÉRIO DE OLAVO DE CARVALHO: PARA UMA PAIDEIA INTEGRAL
Fechado para comentários.