BRASÍLIA: Audiência Pública discute atuação de hackers e a segurança das urnas eletrônicas

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado discute, hoje (26/11), às 16h30, em audiência pública, a atuação de hackers e a segurança das urnas eletrônicas nos pleitos eleitorais brasileiros. A audiência, requerida pelo Deputado Federal General Girão (PSL/RN), ocorrerá no Plenário VI da Câmara dos Deputados.


Conforme noticiado pelo TSE, pretende-se adquirir 180 mil urnas eletrônicas, com estimativa de R$ 700.000.000,00 (setecentos milhões de reais), para uso nas eleições dos pleitos municipais de 2020. Diante da atuação de criminosos travestidos de hackers, e a proximidade das eleições de 2020, com expectativa de que o TSE compre novas urnas, há extrema necessidade de se garantir meios para tornar mais segura as eleições.


Não obstante o voto impresso já ter sido aprovado pelas casas legislativas e estar pendente de decisão do STF no âmbito a ADI 5889 que questiona sua constitucionalidade, e sem a expectativa de que isso ocorra, verifica-se que ainda se faz indispensável uma melhor análise e discussão no que tange à segurança das urnas eletrônicas no Brasil a fim de garantir maior lisura no certame e garantias de que não se terá problemas de hackeamento durante escrutínio.


As falhas do processo eletrônico de eleição já foram muitas vezes apontadas e objeto de denúncias. Em todos os anos de eleições no Brasil, além dos acalorados debates entre os candidatos e suas propostas, sempre surge uma pergunta: a urna eletrônica é realmente segura?

EVENTO: AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTE ATUAÇÃO DE HACKERS E A SEGURANÇA DAS URNAS ELETRÔNICAS
DATA: 26/11/2019 (HOJE)
LOCAL: PLENÁRIO VI DA C MARA DOS DEPUTADOS

Últimas Notícias