Datafolha Divulga Pesquisa Com Erro Elementar De Matemática

por paulo eneas
A última pesquisa do Datafolha de avaliação do governo federal, divulgada no dia 08/12/2019, traz uma soma de 99% na totalização dos dados, em vez de 100%, como deve ser em toda pesquisa desse tipo. A pesquisa traz itens de avaliação identificados como ruim/péssimo, regular, ótimo/bom e não sabe. As pontuações para cada item foram, respectivamente 36%,  32%, 30% e 1%, número cuja soma resulta em 99%.

Trata-se de um flagrante erro metodológico, que coloca em xeque toda a metodologia dessa pesquisa. Como se sabe, a soma total de um universo pesquisado precisa totalizar 100%. A pesquisa também não estava disponível no site do Datafolha até o fechamento dessa pauta, o que torna impossível esclarecer se houve alguma regra oculta de arredondamento que não é mostrada nos gráficos.

Na sobra da soma dos percentuais os gráficos apontam somente 1% para “Não sabe/Não respondeu”, sem esclarecer onde estão os 1% restantes. Esse fato compromete todo o resultado da pesquisa, tornando-o imprestável, pois a cada um dos itens anunciados, além da margem de erro, é necessário adicionar uma segunda margem de erro proveniente de somas erradas.

Da mesma forma, essa margem de erro adicional de 1% coloca todos os itens anunciados (Aprova/Desaprova/Regular) em condição matemática de empate técnico. O resultado final, portanto, é imprestável, assim como as suas conclusões. A pesquisa foi publicada no site Poder360 e no Portal G1, e pode ser vista nesse link aqui e neste outro link aqui, respectivamente. #CriticaNacional #TrueNews #RealNews

<font color=#ffffff>Datafolha Divulga Pesquisa Com Erro Elementar de Matemática</font>
<font color=#ffffff>Datafolha Divulga Pesquisa Com Erro Elementar de Matemática</font>

Últimas Notícias