Arqueólogos encontram templo bíblico ligado à Arca da Aliança

Durante escavação em um templo de 3.100 anos, arqueólogos que trabalham no antigo assentamento de Beth Shemesh, perto de Jerusalém, descobriram uma mesa de pedra incomum que estranhamente lembra uma descrita na Bíblia como tendo um papel na história da Arca da Aliança.

A descoberta pode ser interpretada de várias maneiras, mas uma possibilidade é que o sitio esteja vinculado à narrativa bíblica da lendária Arca da Aliança, onde segundo relatos bíblicos guardavam as tábuas dos Dez Mandamentos recebidos por Moisés no Monte Sinai.

“Este seria um caso raro no qual podemos mesclar a narrativa bíblica com uma descoberta arqueológica”, diz o Dr. Zvi Lederman, arqueólogo da Universidade de Tel Aviv que lidera a escavação de Beth Shemesh junto com seu colega, professor Shlomo Bunimovitz.

Se a hipótese deles estiver correta – que esta tábua incomum de pedra esteja conectada à história bíblica da arca – a descoberta seria evidência de que a Bíblia contém núcleos de verdades históricas de períodos muito anteriores aos que a maioria dos especialistas pensava anteriormente.

Ao site Haaretz, os arqueólogos explicaram que é possível saber que no local funcionava um templo por conta das paredes mais robustas e também duas grandes pedras côncavas e redondas nas quais as calhas haviam sido esculpidas. Estes objetos tanto podem ser usados para bebidas alcoólicas, quanto para produzir óleo de oliva.

Outros elementos indicavam que se tratava de um templo. “Há muitas evidências de que este era realmente um templo”, diz o arqueólogo.

gospel prime

Últimas Notícias