Ditador Nicolás Maduro anuncia nova edição do Foro de São Paulo

O ditador venezuelano Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai receber no final do mês um novo encontro do Foro de São Paulo.

“A ideia é organizar a agenda para este ano de 2020”, disse Maduro em um estádio de beisebol em La Guaira, ao norte de Caracas, de acordo com a repórter Sylvia Colombo da FolhaPressSNG.

O anúncio teria sido feito horas depois de deputados chavistas e opositores entrarem em confronto na sede da Assembleia Nacional -cada lado elegeu um presidente diferente para o comando da Casa e não reconhece o escolhido pelo adversário.

A reunião do Foro, que deve acontecer em Caracas entre 22 e 24 de janeiro, pode ficar esvaziada, já que até o momento poucos líderes confirmaram presença.

Maduro não especificou ainda quem exatamente fará parte da lista de convidados, mas um comunicado de seu partido, o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), mencionou alguns nomes.

Entre eles estão o dirigente do regime ditatorial de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e dois líderes dissidentes das antigas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Iván Márquez e Jesus Santrich -a dupla rompeu com o comando do grupo em agosto e anunciou a retomada da luta armada.

A presença do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a ser especulada, mas fontes próximas a ele afirmaram que ele não vai.

(Com informações, Jornal do Brasil)

Últimas Notícias