HORA DA VERDADE NO RN: QUEM VAI COLOCAR BOLSONARO NO PALANQUE DA ESQUERDA?

Com o anúncio da visita do Presidente Jair Bolsonaro em futuro próximo ao Município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o eleitorado bolsonarista da região se divide entre a felicidade e a expectativa. É que no início de fevereiro, o PSL local aliou-se ao Partido SOLIDARIEDADE (base da oposição nacional ao Governo Bolsonaro) e ao PRTB, para fundar o Eixo de Centro-Esquerda Potiguar… E o Presidente do PSL-RN, Dr Daniel Sampaio, pré-candidato a Prefeito de Mossoró, garante que conta com o apoio do Deputado Federal General Girão (PSL) para compor seu palanque eleitoral, juntamente com o próprio Bolsonaro! 

Alguns partidos de oposição ao governo Bolsonaro (PT, PDT, PSB, Rede, PCdoB e SOLIDARIEDADE) – todos de Esquerda –  marcaram para a  terça-feira 03 de março, em Brasília, uma reunião com representantes da OAB e de Centrais Sindicais para decidir sobre o pedido de impeachment do Presidente da República. O tal pedido de impeachment será uma forma de retaliar as manifestações pró-Bolsonaro do dia 15, baseando-se apenas na suposta convocação da militância por Jair.

No Rio Grande do Norte, em 12 de fevereiro, o Deputado Federal General Girão publicou um vídeo em suas redes sociais, logo após o lançamento do Eixo Potiguar, retirando genericamente o seu apoio a qualquer pré-candidato ou Partido político (o que, em tese, incluiria tanto Sampaio e o PSL, como o Deputado Estadual pelo SOLIDARIEDADE Kelps Lima, pré-candidato a Prefeitura de Natal pelo Eixo Potiguar). No entanto, após isso, o Dr Daniel Sampaio tem dito abertamente na imprensa que o General continua apoiando sua pré-candidatura, sim, nos bastidores, apesar do vídeo que publicou. Mais ainda, afirma que o Deputado Federal tinha conhecimento prévio de seu projeto político de parceria com o Partido SOLIDARIEDADE. Os eleitores esperam que o Deputado Girão, eleito com votos da onda Bolsonaro, não esteja realmente ainda envolvido com Daniel Sampaio. Este último é inegavelmente reconhecido no Estado como discípulo político do General, até enveredar pela Esquerda Antibolsonaro. 

Depois da fundação do Eixo Potiguar, o PSL-RN perdeu cerca de 25 dos seus 39 diretórios municipais no Estado, abandonados pelos filiados indignados com a decisão autocrática da cúpula de alinhar-se à Esquerda com o Deputado Federal Paulinho da Força (SOLIDARIEDADE). A controvérsia sobre o assunto atingiu de cheio a imagem do Dr Daniel Sampaio e, agora, bate às portas do Deputado General Girão. Por que um posicionamento público claro e específico do militar, a respeito das declarações de Sampaio e sobre o Eixo Potiguar é tão difícil?

Uma pergunta fundamental é se o Staff mais próximo da Presidência já tem informações sobre o assunto e alertou o Capitão, para que ele não seja pego de surpresa em alguma eventualidade.

Nesse contexto, a visita próxima do Presidente Bolsonaro ao Rio Grande do Norte reveste-se de uma importância histórica: seria possível que alguém de planos com os Partidos políticos que lutam pelo impeachment do Presidente esteja ao lado dele em Mossoró, pronto para cumprir algum item da agenda da oposição nacional ao Governo Federal?

ERICK GUERRA

Últimas Notícias