A campanha “Não Pesquise” começou nas redes sociais e foi compartilhada por perfis conservadores, incluindo influenciadores como Flavio Gordon. O resultado observado no Google Trends demonstra o porquê das tentativas de censurar conservadores na internet.As métricas do Google comprovam que as informações circulando on-line são produzidas e distribuídas por indivíduos, perfis pessoais de maior ou menor porte. São reflexos da opinião de brasileiros que utilizam a internet para consumir e compartilhar informações.
Quando se digita “242,4 bilhões” no Google, o site que ocupa primeiro lugar nas pesquisas é da Veja, com matéria publicada em outubro de 2014.À primeira vista a ação parece inócua e lembra as correntes da época do MSN e Orkut.Mas o cenário muda quando o termo é colocado na ferramenta “Trends”, onde se pode ver o desempenho de palavras-chave.
Veja neste primeiro gráfico o desempenho de “242,4 bilhões”:
Às 12h do dia 8 de abril, a linha azul começa a se mexer. Poucas horas depois, bate a linha 25 (índice que aponta o nível de procuras pelo tema). Em seguida, atinge o índice 100, três vezes, é o pico de popularidade.Sem outro parâmetro os dados não dizem muita coisa.Coloquemos então outros termos pesquisados no Google.
Vamos tentar “Dória”.