Conheça algumas das pandemias que marcaram a história da humanidade

Algumas das doenças que mais mataram foram a Tuberculose (1850-1950) e a Peste Negra (1333-1351)

No último dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a pandemia do novo Coronavírus. No entanto, não é a primeira vez que uma doença se dissemina em diferentes continentes com transmissão de pessoa para pessoa. Ao longo da história, outras pandemias provocaram grandes mudanças para a humanidade.

De acordo com Eduardo Ferreira, professor de História e Geografia do Colégio Ulbra São Lucas, tudo começou nos anos antes de Cristo e, desde então, muitas enfermidades vieram à tona impactando as civilizações. “Após a Peste Negra, entre os séculos XIV e XIX, foram tantas doenças e mortes que pararam de contar e registrar.

Foi um período difícil. Isso ocorreu devido à falta de higiene e ao acelerado crescimento populacional nas grandes cidades.” Na história, as doenças que mais mataram, respectivamente, foram a Tuberculose (1850-1950), Peste Negra (1333-1351), Varíola (1896-1980), Gripe Espanhola (1918-1919) e a Aids (1980- atualmente).

Devido a essas fatalidades, transformações aconteceram e ainda têm efeitos na sociedade atual, como melhorias nos hábitos de higiene pessoal e coletiva, além da busca por vacinas e remédios. “A penicilina foi um divisor de águas na medicina, caiu muito a mortalidade após essa descoberta no início do século XIX.

A Varíola, que matou muito, hoje é uma doença erradicada graças às campanhas de vacinações na década de 1980″, exemplificou o professor. Questionado sobre as diferenças de medidas tomadas de uma época a outra em relação às doenças, Ferreira explicou que hoje o conhecimento é muito maior. “A informação é rápida. Logo, é mais fácil controlar uma pandemia.

No entanto, antes micróbios e bactérias causavam muitos males e baixas. Hoje já não matam tanto. O grande risco na atualidade são os vírus. A

As pandemias atuais são virais. E não é simples encontrar a cura para vírus que se modificam tão rapidamente”, alertou. Para o professor, as tecnologias e a evolução que a humanidade teve ao longo dos tempos são aspectos que contribuem para a prevenção e combate do Covid-19. Além disso, ficará para a história os valores sociais que estão sendo discutidos devido ao novo Coronavírus. “A história ajuda a compreendermos melhor o mundo de hoje.

Tudo tem uma origem e ela nos ajuda a encontrar respostas para fazermos as escolhas certas”, finalizou o professor. Saiba a história de algumas pandemias Peste Negra A Peste Negra se espalhou pela Europa entre 1347 e 1351 e dizimou metade da população.

A bactéria que originou a pandemia teve origem na Ásia, de onde viajou pela rota da seda, nos intestinos das pulgas que infestavam os ratos. Após 12 barcos desembarcarem na Itália, a maior parte da tripulação já havia falecido e os sobreviventes estavam cobertos de bolhas escuras.

Com isso, as autoridades locais solicitaram que as embarcações fossem removidas dos portos, mas a contaminação já havia acontecido. Os sintomas eram manchas na pele, febre, arrepios, vômitos, diarreia e dores fortes pelo corpo. 13/04/2020 Conheça algumas das pandemias que marcaram a história da humanidade – Especial Coronavírus – Jornal NH https://www.jornalnh.com.br/noticias/especial_coronavirus/2020/03/24/conheca-algumas-das-pandemias-que-marcaram-a-historia.html 2/2 Gripe Espanhola A Gripe Espanhola, também conhecida como Influenza, originou-se em 1918 e afetou 500 milhões de pessoas, o equivalente a um terço da população mundial no início do século XX. Entre os sintomas apresentados, estavam sangramento pelo nariz, olhos e ouvidos e aparência com tonalidade azulada em decorrência da falta de oxigênio.

Esse vírus tinha grande influência nas crianças e idosos, que possuem o sistema imunológico mais frágil. Gripe A Em 2009, a Gripe A teve os primeiros casos registrados pela Organização Mundial de Saúde no México, Estados Unidos, Espanha e Canadá. Não tardou até surgirem evidências da Gripe em outras regiões do mundo, como o Brasil.

Os sintomas da doença incluem a presença da febre acima de 38ºC, tosse, diarreia, dificuldade respiratória e dores na cabeça e no corpo. Assim como a maioria dos vírus, as orientações para evitar a contaminação são os cuidados com a higienização, tais como, lavar as mãos frequentemente, não tocar no rosto após contato com superfícies e evitar aglomerações

https://www.jornalnh.com.br/noticias/especial_coronavirus/2020/03/24/conheca-algumas-das-pandemias-que-marcaram-a-historia.html

Últimas Notícias