Trump anuncia plano para reabrir a economia nos EUA

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou nesta última quinta-feira (16), um plano de 3 fases para começar a reabertura do comércio nos EUA e relaxar as medidas de isolamento.

O plano não será colocado em prática imediatamente e nem de uma vez.

Cada estado decidirá quando recomeçar as atividades e se isso acontecerá no Estado inteiro, simultaneamente ou em regiões específicas.

Segundo informação do Estadão, para iniciar o plano de reabertura, o estado precisa cumprir critérios estabelecidos pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) americano e pela Força Tarefa de combate ao coronavírus da Casa Branca.

O principal critério exigido é a documentação da queda sustentada de casos de coronavírus por 14 dias seguidos.

Além disso, o estado precisa mostrar que tem capacidade hospitalar mínima exigida pelo CDC e estrutura de testes suficientes para monitorar a população.

Para passar de uma fase para a próxima, o estado ou região não pode registrar aumento no contágio. É necessário comprovar novos 14 dias de queda nos casos.

Veja abaixo as fases do plano proposto pela Casa Branca:

Fase 1 – para Estados e regiões que cumprirem os requisitos estabelecidos, com 14 dias de queda no contágio, comprovação de capacidade hospitalar e de estrutura de testes

  • Escolas continuam fechadas
  • Visitas a idosos em hospitais e casas de repouso continuam proibidas
  • Espaços como restaurantes podem reabrir se obedecerem regras rigorosas de distanciamento social, o que deve diminuir consideravelmente a capacidade de pessoas que podem ser atendidas na comparação com o nível pré-pandemia
  • Academias de ginástica poderão reabrir se aderirem a protocolos extremos de distanciamento social e higienização
  • Cirurgias eletivas poderão ser retomadas quando não exigem internação

Últimas Notícias