Brasil está ‘cada vez mais próximo da curva verdadeira’, diz Ministério Saúde

Eduardo Macário, diretor do Departamento de Análise em Saúde, afirma que 72% dos exames RT-PCR para covid-19 já foram processados no país

Em alguns estados, segundo Macário, “quase 100% da capacidade de amostras” foram processadas. “Boa parte dessas investigações estão sendo concluídas com esse aumento da capacidade laboratorial do Brasil. O número é cada vez mais crescente de resultados concluídos, de amostras processadas”, completou. 

Ao todo, já foram distribuídos 3.087.184 exames moleculares para os LACEN (Laboratórios Centrais de Saúde Pública), sendo que 2.663.746 ainda estão em estoque, de acordo com dados do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial. 

No entanto, até o momento, a pasta não divulgou um balanço com a quantidade de testes rápidos realizados no país, embora eles tenham sido distribuídos em maior quantidade para os estados (4,7 milhões de unidades). A ampliação dos exames no SUS (Sistema Único de Saúde) deve ocorrer em junho, julho e agosto, com 13 milhões de RT-PCR e 8 milhões de testes sorológicos.

r7

Últimas Notícias