NEM A NASA EXPLICA: Vietnã é pobre, tem uma população de 95 milhões de habitantes, fronteira com a China, só teve 324 infectados pelo covid-19 e nenhuma morte

Enquanto o Brasil acumula mais de 290.00 casos confirmados e mais de 19.000 mortes pela Covid-19, e nações desenvolvidas como os Estados Unidos, Reino Unido e Itália perderam o controle sobre a epidemia, uma nação pobre do Sudeste Asiático vem espantando o mundo.

Trata-se do Vietnã.

Com 1.100 quilômetros de fronteira com a China, origem da pandemia, o país registrou apenas 324 infectados e nenhuma morte. Isso mesmo, não houve vítimas fatais. A estratégia foi tão bem sucedida que o país deve ser um dos poucos do mundo este ano a não ter recessão. Segundo análise feita pelo economista especialista em Ásia Sian Fenner, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o PIB deve ter expansão na casa dos 2%.

Um resultado espantoso, que coloca o Vietnã no restrito clube dos que conseguiram debelar o surto antes que ele se espalhasse. São eles Coreia do Sul, Alemanha, Nova Zelândia, Portugal, Islândia e China.

Há, porém, diferença importante em relação aos seus pares. O Vietnã é pobre, tem uma população de 95 milhões de habitantes, cidades extremamente densas e infraestrutura precária.

Ainda em janeiro, durante as celebrações do Ano Novo lunar, o governo federal afirmou que estava “declarando guerra” ao coronavírus. Isso quando o surto ainda estava restrito à cidade de Wuhan, na China. Em reunião do Partido Comunista, o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc disse que o problema logo chegaria ao território.

“Combater essa epidemia significa lutar contra o inimigo”, disse. Em seguida, o premiê suspendeu todos os voos para a China, emitiu restrições de visto a estrangeiros e reforçou a passagem de fronteira com seus vizinhos.

Também não conta com tecnologia de ponta, como os coreanos, que puderam cadastrar e rastrear infectados através de aplicativos criados em poucos dias.

Nesse caso, apelaram para a ajuda das Forças Armadas, instituição nacional mais respeitada. Há soldados de prontidão em praticamente toda esquina nas grandes cidades para checar se as medidas de isolamento social e proteção estão sendo cumpridas.

O Partido Comunista, que controla o governo e é a única legenda política do país, passou a utilizar a mídia estatal para campanhas massivas. Celebridades do país foram convocadas para protagonizar vídeos explicativos e cartazes.

E, numa medida que provocaria grande polêmica em países do Ocidente, quem é infectado pelo novo coronavírus tem sua identidade divulgada nas redes sociais oficiais e na imprensa. A violação da identidade, defende o governo, tem como objetivo localizar todos que tiveram contato com o doente.

O Vietnã também tornou-se exemplo de solidariedade internacional. Desde janeiro, já enviou 500.000 máscaras para a Europa, assim como equipamentos de proteção para médicos do Camboja, Laos e China.

Uma tremenda ironia do destino.

Veja

Últimas Notícias