A verdade: ninguém aguenta mais assistir à pandemia na TV

Overdose de notícias a respeito da calamidade provocada pelo novo coronavírus abala e entristece

Há pelo menos dois meses o telejornalismo brasileiro aborda quase exclusivamente dois assuntos: a crise de saúde provocada pela covid-19 e as polêmicas suscitadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Dia e noite (até nos boletins da madrugada) só se fala disso.

Predominante, o noticiário sobre a pandemia se tornou tristemente repetitivo. Âncoras e repórteres atualizam os números de contaminados e mortos, falam de um pico de contágio que nunca chega e ressaltam o iminente colapso em hospitais.

Na tentativa de humanizar a frieza das estatísticas, os telejornais contam histórias de vítimas fatais do coronavírus e, com menos frequência, dos curados. Associado a isso, dão rosto e voz a profissionais da frente de combate à covid-19 nas emergências e UTIs. Os depoimentos às vezes chocam, em outras, comovem.

Telejornais e demais programas jornalísticos cumprem a missão de informar. Não podem maquiar a verdade trágica com manchetes positivas e agradáveis a fim de aliviar a tensão do público. Mas, em alguns casos, precisam rever o tom excessivamente emocional ou pessimista. Os fatos falam por si: deprimentes e preocupantes. Ninguém precisa dramatizar.

Apesar da previsibilidade das pautas, o brasileiro não demonstra desinteresse. Quase todas as atrações de jornalismo cresceram em audiência. O Jornal Nacional chega a registrar picos acima de 40 pontos. A GloboNews lidera o ranking na TV paga.

As poucas emissoras que não deram mais espaço às notícias, como o SBT, perderam público; neste caso, a RecordTV assumiu a vice-liderança no ranking. Os bons resultados no Ibope fazem a maioria dos canais continuar com a cobertura prevalecente da catástrofe sanitária que já matou mais de 23 mil pessoas no Brasil.

Psiquiatras e psicólogos sugerem dosar a quantidade de horas diante da TV. Não exagerar no consumo de informações ruins tampouco se alienar a respeito do que acontece. Enquanto os cientistas não lançam uma vacina contra o coronavírus, o equilíbrio é o melhor remédio ao telespectador confinado em casa.

terra
 

Últimas Notícias