ATENÇÃO, SENHORES PAIS: Baleia Azul, Homem Pateta, Momo: Crianças em perigo!

O caso do Homem Pateta nas redes sociais está sob investigação pela Polícia Civil do Paraná. Diversas denúncias de pais e responsáveis fizeram com que as autoridades procurassem os responsáveis pelo perfil que aterroriza crianças.

O perfil é identificado como Jonathan Galindo, mas há mais de um, inclusive em outros países e idiomas. Ele aborda menores para que esses enviem mensagens privadas em troca de vídeos, textos e áudios.

Essas mensagens causam desconforto, medo, terror e podem até induzir ao suicídio – explica a delegada de Polícia Civil Fernanda Lima, responsável pelas investigações.

Mas esse não é o primeiro caso recente que ameaça crianças e adolescentes. O Pleno.News relembra alertas feitos sobre outros desafios na internet.

BALEIA AZUL
Há alguns anos, a onda da Baleia Azul despertou para o tema da automutilação entre adolescentes e jovens. Os “desafios” consistiam desde tarefas simples, como amarrar os cadarços, e terminava com o suicídio da vítima. Caso tentasse sair do jogo, criminosos chamados “curadores” ameaçavam a vítima e seus familiares.

Em 2017, alguns desses criminosos chegaram a ser presos pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. O assunto se tornou tão sério que, em 2019, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe jogos e desafios que estimulem a automutilação e o suicídio de crianças e adolescentes.

Últimas Notícias