“O CASO DA TUBERCULOSE E O CRIME DO COVID: FIQUE EM CASA YOUR ASS

A Tuberculose é uma doença respiratória potencialmente letal transmitida exatamente do mesmo jeito que o covid19: pessoas doentes soltam gotículas no ambiente ao tossir, espirrar ou falar, e essas gotículas passam o microrganismo de uma pessoa para outra.

Mesmo tendo uma vacina disponível e um tratamento padrão de eficácia cientificamente comprovada, a tuberculose continua sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo, ceifando a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas a cada ano.

Apenas no Brasil, são registrados mais de 70 mil casos e tuberculose por ano – uma incidência de 35 casos / 100 mil habitantes.

PORÉM, segundo dados do Ministério da Saúde e da Fiocruz, a incidência anual média de tuberculose na população carcerária é de 932 casos / 100 mil ‘habitantes’.

Por que dentro das prisões a incidência da tuberculose é 30 vezes maior que fora das prisões?

As prisões são fábricas de tuberculose por vários motivos, dentre eles: o ar circula pouco, a luz do Sol quase não entra, as pessoas ficam acumuladas lá dentro, e o ambiente geral enfraquece o sistema imunológico. Estas são condições perfeitas para que o bacilo da tuberculose se espalhe.

E foram justamente essas as condições que a OMS sugeriu que fossem adotadas para evitar a disseminação do covid19. Vai funcionar direitinho, né?”

Alessandro Loiola – Médico

Últimas Notícias