Brasileiros iniciam doutorado virtual nos EUA

Brasileiros iniciam doutorado virtual nos EUA

Em um esforço conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Fulbright, estudantes brasileiros iniciam neste semestre suas atividades letivas em instituições dos Estados Unidos, em modo on-line. A duas organizações procuraram viabilizar, com a maior rapidez possível, o ingresso dos alunos de doutorado pleno no calendário letivo das instituições norte-americanas. Bolsistas que já começaram suas aulas virtuais estão empolgados com a oportunidade de antecipar as atividades letivas.

Beatriz Lima Ribeiro é brasiliense e fará doutorado na Indiana University. “Minha sensação é de alegria por estar tendo o privilégio de começar este programa, um sonho que começa a se realizar, mesmo que seja, inicialmente, apenas on-line”, afirmou. Formada em Ciências Sociais, com mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), estudante pretende dar continuidade em solo norte-americano à sua linha de pesquisa sobre a construção de políticas públicas e meio ambiente desenvolvidas pelos Estados Unidos e pelo Brasil.

“Nossa preocupação foi a de garantir a segurança e o bem-estar de todos os bolsistas que estavam cursando programas de pós-graduação no exterior. A partir de agora, queremos assegurar que estudantes brasileiros selecionados para participar, no exterior, do convênio com a Fundação Fulbright, já comecem a frequentar as aulas, mesmo que de maneira virtual, antecipando a retomada da mobilidade internacional”, explica Heloísa Candia Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES.

Últimas Notícias