As ‘novas’ empreiteiras que tocam o Brasil pós-Lava Jato: “Afastamos os ‘maus espíritos’ do ministério”, afirma ministro da Infraestrutura

Desde que o presidente Jair Bolsonaro chegou ao Palácio do Planalto, os grandes escândalos de corrupção envolvendo empreiteiras e governo sumiram do noticiário. Projetos que pareciam até então intermináveis começaram a andar. O pano de fundo dessa mudança toda? Um novo ministério, batizado de Infraestrutura.

Em 2020, cerca de 270 das 372 empresas contratadas pelo governo federal não assinaram contratos nesses moldes em 2018. No ranking das dez empreiteiras que mais faturaram contratos em 2020, apenas duas aparecem com cifras maiores do que há dois anos — e quatro conseguiram montantes de menor valor.

Oeste mapeou. Confira no gráfico abaixo:

Em entrevista à Revista Oeste, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas falou sobre os avanços. “Estabelecemos que todas as nossas licitações sejam feitas de forma eletrônica, com máxima transparência, de modo a aumentar a participação e torná-las rastreáveis. Mas acredito que o grande legado que criamos para o setor foi a Subsecretaria de Conformidade e Integridade, que hoje é comandada por uma delegada da Polícia Federal”, disse. “Ao criar um ambiente de absoluta governança, costumo brincar que fazemos uma espécie de exorcismo. Afastamos os ‘maus espíritos’ do ministério.”

REVISTA OESTE

Últimas Notícias