Quando a turma indicada pelo PT deixará o STF? Além de ministros escolhidos pelos petistas Lula e Dilma, Supremo conta com nomeações de Sarney, Collor, FHC e Temer

Diferentemente da Suprema Corte dos Estados Unidos, que está a um passo do conservadorismo diante da possibilidade de uma juíza católica e antiaborto ocupar a vaga que até então era de uma progressista, o Brasil segue com a sua mais alta instância do Poder Judiciário composta em sua maioria por indicação de petistas. Dos atuais 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sete foram nomeados por Luiz Inácio Lula da Silva ou Dilma Rousseff.

Caso nenhuma das indicações do PT decida antecipar a aposentadoria e, assim, seguir no tribunal até completar 75 anos de idade, os juízes escolhidos por Dilma e Lula permanecerão por anos (ou até décadas) ocupando cadeiras no STF. Será o caso, por exemplo, de Dias Toffoli. Ex-advogado do Partido dos Trabalhadores e reprovado em dois concursos públicos, ele chegou ao Supremo em outubro de 2009 e pode permanecer por lá até meados de novembro de 2042.

barroso - indicados por petistas ao STF

Advogado de Cesare Battisti no caso analisado pelo STF em 2010, e que garantiu ao terrorista italiano viver por anos no Brasil como homem livre e inocente, Luís Roberto Barroso voltou à Praça dos Três Poderes pouco tempo depois — e com status de ministro. Com cadeira no tribunal desde junho de 2013, ele poderá permanecer no posto até março de 2033. Tempo mais do que suficiente para realizar debates com youtubers condenados por fake news e acusar um presidente eleito democraticamente de ser defensor da ditadura e da tortura.

Toffoli e Barroso não são, no entanto, os únicos indicados pelos ex-presidentes petistas que poderão estender sua permanência no STF. Nesse sentido, Oeste lista quando cada ministro indicado por Lula e Dilma deverá deixar a Corte — caso todos decidam permanecer por lá até completar 75 anos de idade.

revista oeste

Últimas Notícias