Bolsonaro elogia atuações dos Ministros Paulo Guedes e Pazuello na pandemia e diz que Brasil evitou ‘mal maior’

Não fique em casa esperando falta de ar,' diz Pazuello ao tomar posse -  Jornal O Globo

O presidente Jair Bolsonaro elogiou nesta quarta-feira a atuação dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Eduardo Pazuello (Saúde) durante a pandemia do coronavírus. Bolsonaro disse que a atuação de Guedes evitou que o “mal maior” acontecesse no Brasil, sem especificar a que se referia. Já o trabalho de Pazuello foi descrito como “excepcional”. O presidente também disse que não é possível dissociar a saúde e economia.

— Atravessamos um momento bastante difícil no Brasil. Mas graças ao Paulo Guedes e sua equipe, logicamente somado aos demais ministros, mas tendo a Economia na frente, evitamos que o mal maior acontecesse no nosso país — disse Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

De acordo com o presidente, há um “pequeno preço a pagar” pelo fato de que algumas pessoas não terem considerado que a economia deveria ser tratada com a mesma preocupação que a saúde.

— Desde o começo eu dizia que tínhamos dois problemas pela frente: o vírus e a questão do desemprego. Eram duas questões que deveriam ser tratadas simultaneamente com muita responsabilidade. Muitos não acreditaram nisso e hoje temos pequeno preço a pagar. Você não pode dissociar vida, saúde, de economia. Jamais. Graças ao trabalho da equipe da Economia, através do Paulo Guedes nós conseguimos mitigar esses problemas.

Sobre Pazuello, Bolsonaro relatou ter escolhido o ministro por sua capacidade de “gestão”. Pazuello ocupou o cargo interinamente entre maio e agosto, após a saída de dois ministros, e foi efetivado em setembro. O presidente também ressaltou ter sido “surpreendido positivamente” durante uma visita ao Ministério da Saúde na manhã desta quarta.

— O general Pazuello, quando assumiu interinamente a Saúde, ele foi muito criticado. Agora, a opção minha no momento era por uma gestão na Saúde. E ele tem dezenas, centenas de profissionais competentes ao seu lado para ajudar nessa outra área, da Saúde em si. No tocante à gestão, hoje eu visitei o Ministério da Saúde. Não foi novidade para mim ser surpreendido positivamente da maneira que ele conduz essa pasta — disse, acrescentando depois:— Ele faz um trabalho com a sua equipe, ao meu ver, excepcional.

O Globo

Últimas Notícias