Ministro Rogério Marinho anuncia mais obras no Nordeste, confira!

O Ministério do Desenvolvimento Regional encerrou a semana com entregas e lançamento de obras no Nordeste. Na última sexta-feira (16), em Petrolina (PE), o ministro da pasta, Rogério Marinho, lançou edital para a conclusão da área norte do projeto de irrigação Pontal.

Quando estiver pronto, o empreendimento vai irrigar mais 4,1 mil hectares no semiárido pernambucano, beneficiando pequenos e médios produtores rurais e gerando emprego e renda. Com a área sul do Projeto Pontal, que já foi licitado, serão, ao todo, 7,6 mil hectares irrigáveis na região.

“A questão aqui do Pontal é a conclusão de um projeto que já se iniciou a algum tempo atrás, justamente o Pontal Norte, que vai permitir que mais 4 mil hectares sejam irrigados. É um perímetro público que será concedido a mais de 280 pequenos produtores e médios produtores”, disse o ministro.

“Nós imaginamos que isso vai agregar, aqui em Petrolina, pela expertise, pela experiência, pela capacidade que os produtores locais já têm, alguma coisa como 12 mil novos empregos”, acrescentou Marinho, ao cumprir agenda no município.

Entrega de unidades habitacionais
Também em Pernambuco, desta vez em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife, Rogério Marinho entregou 900 moradias a famílias de baixa renda, no Conjunto Habitacional São Lourenço I, II e III. Mais de 3,6 mil pessoas foram beneficiadas.

O ministro ainda esteve em Fortaleza, também para fazer a entrega de 1.111 moradias populares a famílias que vivem em áreas de risco. Localizado no bairro Vicente Pinzon, o Residencial Alto da Paz tem 61 blocos de quatro andares e vai beneficiar cerca de 4,5 mil pessoas.

“Ver a satisfação da proprietária ao receber o apartamento, como viemos testemunhar, faz valer a pena tudo que está sendo planejado, preparado, porque, no fim, os números se concretizam com ação com seres humanos. Então, é isso que dá significado às ações dos agentes públicos, tanto do federal, como do estadual e do municipal”, disse o ministro no evento em Fortaleza.

Moradias no Nordeste
Entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16), 2.511 moradias foram entregues na região Nordeste pelo Governo Federal. Na quinta, o ministro do Desenvolvimento Regional entregou 500 residências populares em Santo Amaro, na Bahia.

“Isso significa o compromisso que o Govermo tem de não deixar que obras fiquem paralisadas e de se enfrentar um déficit habitacional que é uma realidade no país. Nós entregamos pouco mais de 2.500 unidades na Bahia, no Ceará e em Pernambuco nesses dois dias. E isso tem sido uma constante em nossa atividade. Toda semana nós estamos fazendo entregas e retomadas de obras”, acrescentou Rogério Marinho.

Integração do São Francisco
No início da noite, ainda em Fortaleza, o ministro participou de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Ceará para tratar de medidas de apoio para o desenvolvimento do Nordeste e Norte.

Marinho anunciou que foi autorizada a licitação do Ramal do Apodi-Salgado, projeto lançado há 15 anos, que levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

“Temos feito esforços para não paralisar obras, para retomar obras paradas, nos entendemos que a obras pertencem, na verdade, ao povo brasileiro, a sociedade brasileira e não ao governo de ocasião”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional.

O valor total desse empreendimento é de R$ 1,77 bilhão, em quatro anos de execução. Ao todo, 750 mil pessoas em 48 cidades desses três estados serão beneficiadas.

Fonte: Governo do Brasil

Últimas Notícias