Vacina chinesa provocou efeitos colaterais em 2.650 voluntários na China

Foram divulgadas nesta quarta-feira (23) informações preliminares sobre a fase 3 dos testes da vacina chinesa contra o coronavírus, em desenvolvimento pela Sinovac.

Os dados apontaram que 2.650 voluntários apresentaram reações adversas na fase que testou a segurança do imunizante, o que representa 5,3% do total de 50.000 pessoas que participaram dos testes na China. As informações foram adiantadas pela Folha e anunciadas pelo governador de São Paulo, João Dória, em entrevista coletiva.

Dória quer usar a Coronavac como trufo político contra o presidente Jair Bolsonaro na disputa pelas eleições de 2022. O governador declarou que “o negacionismo na Pandemia e no meio ambiente agrava as consequências, em referência ao discurso feito por Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da Onu nesta terça-feira (22).

Sem citar nome, Dória alfinetou Bolsonaro por críticas à vacina chinesa. “Aqui não discutimos a origem da vacina. Não estamos numa corrida pela vacina, e sim pela vida”. Logo depois, afirmou “todas as vacinas”.

A fala do governador deveria considerar os fatos, já que uma pesquisa revelou que 26,9% dos brasileiros vai avaliar sim o país de origem da vacina antes de decidir tomar ou não o imunizante, caso a vacinação não seja obrigatória.

Os resultados da pesquisa ainda não foram publicados em nenhuma revista científica, o que permite afirmar que não há comprovação científica, por hora, da segurança da vacina se seguido o mesmo critério cientificista adotado pela imprensa quando o assunto é covid19.

Em uma outra linha de pesquisa que busca desenvolver uma vacina contra o coronavírus, bastou 1 caso de possível reação adversa grave para que a farmacêutica Astra Zeneca e a Universidade de Oxford paralisassem temporariamente os testes, o que demonstrou preocupação com a vida dos voluntários. Os testes foram retomados logo após ser comprovado que o efeito adverso não tinha relação com a dose que o voluntário recebeu.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Últimas Notícias