OPINIÃO: Não deixe as pesquisas influenciarem você.

A cada dia fica mais nítido que os resultados de pesquisa eleitoral não são confiáveis. Essa conclusão, não precisa, ir muito longe para se ter. Basta tirar uma horinha do seu dia e conversar com um a um dos moradores do seu bairro para perguntar qual seu candidato a prefeito que logo você verá que uma boa parte não tem candidato.


E nessa lacuna quem ganha é aquele que tem a humildade e a coragem de caminhar pelas ruas dos bairros e fazer sua campanha “olho no olho”, conversando com cada morador e ouvindo suas histórias, suas necessidades, sem medo de “perder tempo”.
Na verdade, se fôssemos acreditar nas pesquisas, não teríamos Trump e Bolsonaro eleitos presidente, tendo em vista que as pesquisas aqui no Brasil, chegaram a tirar Bolsonaro da concorrência do pleito, afirmando que não chegaria no segundo turno e não ganharia de nenhum outro candidato na época.


Na profissão que ocupo, tenho por obrigação acompanhar o resultado das pesquisas e até submeter-me muitas vezes a ficar calado, já que são feitas e comentadas por colegas de profissão, que ao que parece, não conseguem sair de suas “salas” de trabalho e ver a realidade de uma cidade que clama por um governante decente, que tenha em seu plano de governo um olhar para todos da população, sem criar separação entre um lado e outro da cidade.


Aos poucos estamos vendo a velha política sair de cena. Aos poucos, estamos vendo candidatos honrados levantarem a bandeira verde e amarela e lutar pelo seu país, por sua cidade.


É até bom que pensem que certos candidatos estão atrás nas pesquisas, pois deixam livre o caminho para que estejam na frente em suas caminhadas, em sua campanha corpo a corpo.


Realmente tem que ter coragem para fazer a diferença em uma campanha política. Aqui em Natal, pelo menos em meu bairro, nunca tinha visto um candidato a Prefeito fazer visitas, caminhar com sua equipe, pé no chão, se colocando no lugar do eleitor.


Já está na hora dos natalenses aproveitarem a oportunidade de mudar e finalmente colocar seu nome como referência de governabilidade.
Depois do resultado das eleições para Presidente do Brasil e dos Estados Unidos, com um resultado surpreendente para aqueles que acreditavam em pesquisa, posso garantir: Não acreditem em pesquisas pagas! Nem propaganda política nos garante um bom candidato, já que alguns tem apenas 16 segundos para falar.

Analise os candidatos, faça a sua pesquisa. Para isso tem internet, as redes sociais. Seja você o dono de seu voto.

Claiton Appel
Diretor da Ordem dos Jornalistas do Brasil

Últimas Notícias