Eleições Americanas em Tempo Real: Trump tem chances de reverter resultados pedindo recontagem dos votos?

Donald Trump faz pronunciamento na Casa Branca sobre os resultados da eleição
Donald Trump lançou uma campanha de arrecadação de fundos para pagar pela recontagem de votos

Com mais de 99% das urnas apuradas, Wisconsin, um dos três grandes Estados-pêndulo no Meio-Oeste americano, projeta vitória do democrata Joe Biden sobre o presidente Donald Trump na eleição.

Biden lidera por pouco mais de 20 mil votos e, por isso, levaria os 10 delegados do Estado no Colégio Eleitoral. Mas, dois dias depois da eleição, a definição no Wisconsin pode ainda estar longe de ser obtida, mesmo que 100% dos votos sejam apurados. Isso porque a campanha do republicano Trump anunciou que irá pedir recontagem dos votos.

“O Wisconsin tem sido uma corrida acirrada como sempre soubemos que seria. Tem havido relatos de irregularidades em vários Condados, que levantam sérias dúvidas sobre a validade dos resultados. O presidente está dentro do limite para solicitar uma recontagem, e faremos isso imediatamente”, afirmou o gerente da campanha Bill Stepien, em nota, sem mencionar especificamente quais seriam as “irregularidades” a que se referiu.

Nos Estados Unidos, cada unidade da federação tem suas próprias regras para votação e apuração. Pela lei do Wisconsin, qualquer candidato pode pedir recontagem dos votos, sem necessidade de recorrer à Justiça, desde que a diferença entre ele e seu oponente seja menor de 1%.

BCC

Últimas Notícias