COMBATE AO CRIME: Operação da PF contra tráfico internacional de drogas cumpre mandados em sete estados

Polícia Federal desencadeou, nesta segunda-feira (9), uma operação contra um grupo suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, eles remetiam drogas em contêineres através de portos do país para a Europa (veja vídeo acima). Quatro pessoas foram alvo de prisão preventiva.

Foram cumpridos 18 mandos de busca e apreensão na operação Símios, que acontece em Pernambuco e outros seis estados.

Inicialmente, a ação ocorria em seis estados ao todo, mas um dos alvos dos mandados de prisão foi para um homem que estava em um presídio de Goiânia (GO), elevando para sete o total de unidades da federação, apontou a PF. Os outros alvos foram presos em Teresina e no Ceará, ainda segundo a PF.

As investigações começaram com a apreensão de 808,2 quilos de cocaína escondidos em uma carga de bananas, no Porto de Suape, no Grande Recife, em junho de 2019. De acordo com a Receita Federal, responsável pelo flagrante, o material seguiria para a Bélgica.

Parnamirim (RN), Teresina (PI), São Paulo (SP), Sumaré (SP), Cuiabá (MT), Juazeiro do Norte (CE), Barbalha (CE) e Fortaleza (CE), segundo a PF.

Em Pernambuco, foram apreendidos documentos e mídias de computadores, inclusive em um escritório no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana.

Polícia Federal apreendeu documentos em operação contra o tráfico internacional de drogas, nesta segunda-feira (9) — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Polícia Federal apreendeu documentos em operação contra o tráfico internacional de drogas, nesta segunda-feira (9) — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A organização criminosa tinha como especialidade o transporte e armazenamento de cocaína em grandes quantidades em território nacional, para depois ocultar em cargas exportadas via portos brasileiros para a Europa em contêineres, afirmou a Polícia Federal.

Os integrantes do grupo criminoso ficavam espalhados pelo Nordeste do país, com atuação também no Norte e ligação com “lavadores” de dinheiro na região Sudeste e Centro-Oeste, segundo a PF. Os chefes do esquema seriam dois irmãos do Sertão do Cariri.

Os investigadores explicaram que os criminosos começaram com roubo e furto de cargas e, por isso, já tinham sido alvo da Operação Piratas do Sertão, deflagrada pela Polícia Federal em 2010 nos estados de Rio Grande do Norte e Paraíba.https://92f813fd4dcee77e46f379abbe761cd6.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

A investigação contou com apoio da Receita Federal. A PF afirmou que 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes

Últimas Notícias