China expulsa deputados pró-democracia de Hong Kong: Parlamentares deixaram a casa legislativa depois de ordens do PCC (Partido Comunista Chinês)

china

Partido Comunista da China expulsou do parlamento de Hong Kong quatro deputados pró-democracia nesta quarta-feira, 11. Kwok Ka-Ki, Alvin Yeung, Dennis Kwok e Kenneth Leung defendem a independência do território em relação à ditadura de Pequim. O ato ocorreu horas depois de autoridades chinesas aprovarem uma resolução que permite ao Executivo honconguês expulsar, sem processo judicial prévio, legisladores vistos como “pró-independência, coniventes com estrangeiros ou ameaças à segurança nacional”.

Em protesto, outros 15 parlamentares que compõem o bloco pró-democracia renunciaram aos cargos. Eles asseguram que o presidente Xi Jinping está cerceando a liberdade da população. No parlamento de Hong Kong, apenas 35 dos 70 membros são eleitos pelo povo. Os demais, ou seja, a maioria, acabam sendo nomeados pelo governo chinês e indicados por grupos alinhados ao regime. Oeste noticiou em julho que Xi Jinping inaugurou uma “agência de repressão”, que ampliou os poderes dos comunistas no território independente.

REVISTA OESTE

Últimas Notícias