UAU!!! QUE LEGAL!!! Prefeitura de Salvador convoca mulheres trans e travestis para o exame contra câncer de próstata

A campanha Novembro Azul, direcionada à ações de saúde do homem, deve abranger também mulheres trans, travestis e “pessoas não binárias”. É o que destaca a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/BA.

O fato de que alguns desses públicos não se ver mais como homens pode levar a problemas de saúde evitáveis, como o câncer de Próstata, doença biologicamente masculina.

Tabus como “homem não fica doente”, “adoecer é fraqueza” e “homem é o sexo forte” são também fatores que podem contribuir para a baixa procura do público masculino aos serviços de cuidados preventivos de saúde.

A campanha de mobilização tem como principal foco o combate ao câncer de próstata, tipo mais frequente de linfoma entre os homens e que acomete cerca de 68 mil brasileiros por ano com uma média de 15 mil óbitos.

Segundo a prefeitura, mulheres transgênero, travestis e pessoas não binárias também devem buscar os serviços de saúde para a realização do exame de detecção precoce da doença. Uma estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que cerca de cinco mil mulheres trans vivam hoje na capital baiana.

“O preconceito, a vergonha e o medo de ir até uma unidade de saúde também afetam a vida das mulheres trans, dos travestis e das pessoas não binárias. Por isso, é importante sensibilizar e incentivar esse público para a prática do autocuidado. Mesmo aquelas mulheres transgênero que já fizeram a cirurgia de adequação de gênero também devem seguir um plano de acompanhamento periódico para o exame da próstata. Vamos aproveitar o Novembro Azul e fazer da saúde um lugar para todos”, afirmou Paula Souza, coordenadora de Assistência do Multicentro Carlos Gomes

De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos de idade, é preciso fazer anualmente o exame de toque retal, procedimento mais eficaz para detecção precoce de qualquer alteração na próstata. Indivíduos com histórico familiar da doença devem realizar o exame com 45 anos de idade.

“O diagnóstico precoce aumenta em até 90% as chances de cura do paciente com câncer de próstata. Por isso, é necessário quebrar todo tipo de tabu e ter a consciência que o cuidado com a nossa saúde deve sempre ficar em primeiro lugar”, destacou Paula Souza.

Com informações da Prefeitura de Salvador

Últimas Notícias