Senado mexicano aprova legalização da maconha no país

Senado do México aprova legalização da maconha | Notícias internacionais e  análises | DW | 20.11.2020

Nesta quinta-feira (19), por 82 votos a favor, 18 contra e 7 abstenções, o Senado do México aprovou a legalização da maconha para todo tipo de uso no país

O presidente Andrés Manuel López Obrador, que defende o livre uso da maconha pelas pessoas como parte de sua “estratégia de combate ao crime organizado”, tem apoio do Movimento para a Regeneração Nacional (Morena), que compõe o governo. Seus aliados contam com a maioria nas duas Casas Legislativas, o que deve garantir a aprovação.

A lei ainda será submetida à Câmara e depois será sancionada pelo presidente Obrador.

Se aprovado, o México se tornará o terceiro no mundo a liberar a maconha para as pessoas consumirem, após Uruguai e Canadá. O México, porém, seria o maior mercado mundial legalizado.

A iniciativa proposta pelo Morena inclui, entre outros pontos, a criação do Instituto Mexicano para a Regulação e Controle da Cannabis, um órgão descentralizado da Secretaria de Saúde do país.

A nova entidade deverá emitir cinco tipos de licenças para controlar algumas das atividades relacionadas com o cultivo, transformação, venda, pesquisa, exportação e importação da maconha.

De acordo com a agência Reuters, os legisladores estão correndo para garantir a aprovação antes do final da atual sessão do Congresso, em 15 de dezembro.

Como justificativa para facilitar o ingresso de pessoas às drogas, o senado mexicano decidiu que a lei permitirá o uso científico, médico e industrial da cannabis. Há décadas o país enfrenta forte violência do cartel de drogas, que já custou 100 mil vidas.

Últimas Notícias