Grupo com mais de 100 pediatras publica manifesto pedindo a reabertura de escolas

[Grupo com mais de 100 pediatras publica manifesto pedindo a reabertura de escolas]

Um grupo formado por mais de 100 pediatras de São Paulo utilizou as redes sociais, no último sábado (21), para publicar um manifesto defendendo a reabertura das escolas. Entre os especialistas que assinaram o documento estão Mariana Granato, pediatra no Hospital Albert Einstein e no Hospital das Clínicas, Luciana Becker Mau, médica infectopediatra do Hospital Albert Einstein e Stephanie Galassi, pediatra no Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas.

De acordo com reportagem da revista Crescer, do grupo Globo, o manifesto cita uma série de artigos científicos que apontam o baixo risco de crianças contraírem a covid-19 nas escolas. “As crianças se infectam menos do que os adultos, 2 a 5 vezes menos. O risco de se infectar é menor quanto mais jovem a criança”, escreveram os médicos. 

Em outro trecho, o documento diz que as escolas não fecharam nos últimos surtos de gripe. “São muito raras as complicações nessa faixa etária, representando apenas 0,6% dos óbitos (sendo as crianças 25% da população nacional). Para as crianças, a exposição à covid-19 as coloca em risco muito menor do que a exposição ao vírus influenza. E as escolas não fecharam nos últimos surtos de gripe”.

Ainda de acordo com o manifesto, o documento afirma ainda que estudos científicos mostraram que as crianças não têm maior chance de transmitir a doença, como se supôs no início da pandemia “A grande maioria das crianças é assintomática ou apresenta sintomas leves, principalmente os mais novos”, escreveram os pediatras. “E desta forma, transmitem ainda menos”.

Os especialistas dizem que seguindo os cuidados indicados, as escolas não são locais de maior infecção. “A experiência europeia provou enfaticamente isso”, escreveram os pediatras. 

Últimas Notícias