ESQUERDADA UNIDA! PT, PCdoB, PSB e PDT vetam apoio a qualquer candidato apoiado por Bolsonaro

Deputados dos três partidos se reuniram nesta quinta para discutir posição. Um dos principais articuladores do ‘Centrão’, Arthur Lira (PP-AL) é o nome do Planalto para disputa.

PT, o PCdoB, o PSB e o PDT decidiram nesta quinta-feira (17) vetar um eventual apoio das respectivas bancadas a qualquer candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

Com exceção do PT, os demais partidos já tinham sinalizado que se oporiam a um candidato do Bolsonaro, mas as siglas ainda não tinham se reunido para, juntas, tomar uma decisão.

A eleição para presidente da Câmara acontecerá em fevereiro do ano que vem, e, até agora, anunciaram as candidaturas: Arthur Lira (PP-AL) e Luciano Bivar (PSL-PE).

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Lira é um dos principais articuladores do “Centrão” e será o principal adversário do nome a ser escolhido como candidato do grupo político de Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara.

Maia tem mantido conversas com partidos de esquerda a fim de tentar mais apoio ao nome de seu grupo, que ainda não foi definido.

Até o momento, o PT não decidiu se apoiará uma candidatura de esquerda ou quem vier a ser escolhido pelo grupo de Maia. O partido conta com 54 deputados e forma a maior bancada da Casa, excluídos os blocos de partidos.

“[É um] Veto a qualquer candidato ou bloco apoiado por Bolsonaro”, enfatizou o líder do PT na Câmara,

Últimas Notícias