Abraham Weintraub 2022

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, tem sido um forte nome para disputar o governo do estado de São Paulo em 2022.

Ele, que abriu mão do cargo por pressões internas e externas, viu a sua popularidade disparar diariamente nas redes sociais.

Diante de uma crise sanitária gravíssima, João Doria tem sido alvo de constantes críticas em torno de sua gestão.

Além disso, o ano de 2020 foi marcado por abertura de investigações contra tucanos, incluindo o atual governador de São Paulo.

Em maio, veio a público a informação de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigava a gestão de oito governadores por suspeitas de irregularidades em contratos firmados durante a crise do novo coronavírus.

No mesmo mês, Mônica Bergamo, da Folha, disse que estavam sendo investigadas as gestões de João Doria (PSDB-SP), Wilson Lima (PSC-AM), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevedo (PSB-PB) e Wilson Witzel (PSC-RJ), além de outros três mandatários que não tiveram os nomes revelados.

O Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC-SP) também passou a investigar a compra de 500 mil aventais descartáveis feita pela Secretaria Estadual da Saúde, em abril deste ano

Os promotores encontraram indícios de favorecimento na contratação da empresa W. Jotta Comércio de Colchoaria Ltda., além de possível sobrepreço e outras irregularidades na condução administrativa

As medidas restritivas tomadas por Doria para contingência da pandemia da Covid-19 têm sido outro fator que vem abalando fortemente a imagem dele.

Sob constante onda de protestos, ora nas redes sociais, ora nas ruas, a resposta popular evidencia que os planos de Doria não estão de acordo com a realidade da maioria.

Todos esses fatores têm contribuído na ascensão de uma candidatura conservadora, especialmente daqueles que estiveram se posicionando abertamente em defesa do funcionamento do comércio, não aceitando medidas que travem o andamento da economia.

Por ora, segundo interlocutores ouvidos pelo Conexão Política, ainda não houve um convite formal em torno de uma futura candidatura, mas existe essa possibilidade.

CONEXÃO POLÍTICA

Últimas Notícias