Confederação do Comércio constata fechamento de 75 mil lojas em 2020

sao paulo quarentena covid   19 coronavirus2403209979 Confederação do Comércio constata fechamento de 75 mil lojas em 2020

Com impacto direto da pandemia de Covid-19, o varejo brasileiro fechou o ano passado com uma perda de 75 mil lojas, considerando empreendimentos abertos e fechados. É a maior retração desde 2016 (-105,3 mil estabelecimentos), segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Para 2021, a entidade prevê uma recuperação, mas em intensidade menor do que o baque de 2020. A depender do andamento da pandemia e da retomada no nível de circulação de 2019 – quando 30% da população, em média, ficava em casa -, a CNC projeta uma criação líquida de 9,1 mil a 29,8 mil lojas. As vendas devem ter avanço de 5,9% a 8,7%.

Fabio Bentes, economista da confederação responsável pelo estudo, reassaltou que mesmo com o avanço do e-commerce, ainda há uma grande dependência do consumo presencial no setor: “As incertezas em relação à retomada do ritmo econômico, sobretudo diante da necessidade de isolamento da população, vão influenciar fortemente as projeções para 2021”.

No ano passado, o ramo que mais perdeu unidades foi o de Vestuário, calçados e acessórios (-22,29 mil unidades), seguido por Hiper, super e minimercados (-14,38 mil) e Utilidades domésticas e eletroeletrônicos (-13,31 mil). Para presidente da CNC, José Roberto Tadros, a queda das vendas foi menor do que a esperada para um momento tão crítico.

“As perdas do setor varejista foram sentidas logo em março, mas, a partir de maio, foi possível começar a reverter a situação, graças à rápida reação do mercado. Contribuíram fatores como o fortalecimento do comércio eletrônico e o benefício do auxílio emergencial, permitindo que o brasileiro pudesse manter algum nível de consumo”, avaliou o executivo. “O desafio será ver o comportamento deste ano, com o programa de imunização ainda em andamento”.

Últimas Notícias