GOIÁS: Moradores invadem Prefeitura de Caldas Novas em protesto contra decreto que restringe abertura do comércio; vídeo

Administração municipal repudiou invasão e afirmou que o objetivo das medidas sanitárias é conter o avanço dos casos de Covid-19. Principal cidade turística de Goiás, Caldas Novas não tem leito de UTI disponível.

Moradores invadem Prefeitura de Caldas Novas em protesto contra decreto que restringe abertura do comércio, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um grupo de moradores de Caldas Novas, principal cidade turística de Goiás, protestou contra o decreto que entrou em vigor nesta quarta-feira (3) e limita o horário de funcionamento do comércio. Vídeos enviados à TV Anhanguera mostram quando uma multidão invade a sede da prefeitura aos gritos de “queremos trabalhar” (veja acima).

Em nota, a Prefeitura de Caldas Novas repudiou a invasão do prédio do órgão e afirmou que o objetivo do decreto é conter o avanço da pandemia na cidade, que na manhã desta quarta-feira não tinha nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível (veja íntegra da nota ao final da reportagem).

O ato foi organizado pela Associação de Bares, Restaurantes e Músicos de Caldas Novas (Abracaldas) e teve a participação de empresários ligados à instituição. De acordo com o presidente da entidade, Fabrício Arantes, o movimento foi pacífico, com o objetivo de conseguir que o município volte atrás e não limite o horário de funcionamento do comércio.

“O pessoal foi para a porta da prefeitura. Nós tentamos ao máximo segurar para não ter nenhum tipo de confusão. Nosso movimento é pacífico, nós só queremos ter o direito de trabalhar e conseguir permanecer de pé, porque está muito difícil. As pessoas entraram no hall da prefeitura, e nós pedimos para voltarem. Nosso movimento é pacífico e visa apenas manter empregos”, afirmou.

decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, na tarde de terça-feira (2). O documento limitou o funcionamento das atividades profissionais, liberais, autônomas, industriais, e comerciais em geral das 6h às 18h, inclusive os bares, lanchonetes, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniências, pizzarias, espetinhos, hamburguerias, pit dogs e similares.

O comércio e o consumo de bebidas alcoólicas, em locais de uso público ou coletivo, também está proibido das 18h às 6h. Essas restrições têm validade por sete dias.

Além de restringir o funcionamento do comércio, o município instalou, no último dia 25 de fevereiro, barreira sanitária na entrada da cidade para controlar a entrada de turistas.

Prefeito e família estão com Covid-19

Diagnosticados com Covid-19, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), de 53 anos, e a filha Lara Marra, de 25 anos, estão internados em um hospital em Goiânia. A primeira-dama, Márcia Marra, de 42 anos, também está com a doença.

O prefeito foi diagnosticado com Covid-19 no dia 15 de fevereiro. Na sexta-feira (26), ele foi transferido com inflamação nos pulmões para o Hospital Órion, na capital. A filha dele foi transferida para o mesmo hospital também no dia 26, também com inflação nos pulmões.

A primeira-dama está em isolamento em casa, mas, devido ao agravamento no quadro clínico, a família avalia interná-la em um hospital.

Covid-19 em Caldas Novas

Caldas Novas já registrou 5.100 casos confirmados e 92 mortes pela doença, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretária Municipal de Saúde, na tarde de terça-feira (2).

Nota Prefeitura de Caldas Novas

A Prefeitura de Caldas Novas repudia a invasão do prédio do órgão por parte de manifestantes, na manhã desta quarta-feira, 3. O grupo se posicionou contra o novo decreto que entrou em vigor hoje com medidas ainda mais restritivas de contágio contra a Covid-19. Eles chegaram a entrar na Prefeitura, mas em seguida saíram. Apesar do ato, não houve contratempo.

A Prefeitura de Caldas Novas esclarece que o objetivo do decreto é manter todas as atividades não essenciais suspensas a partir das 18 horas, por sete dias. Nesta-terça-feira, o Brasil registrou 1.726 mortes, em 24 horas , sendo um deles em nossa cidade. Com isso, o país bateu um novo recorde na pandemia com um total de 257,5 mil vidas perdidas para o coronavírus. Caldas Novas está com 100% da ocupação de UTIs lotadas, tanto para Covid-19 quanto para outras situações.

Barreira sanitária montada na entrada de Caldas Novas para controlar entrada de pessoas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Barreira sanitária montada na entrada de Caldas Novas para controlar entrada de pessoas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1

Últimas Notícias