UAU!!! China torna teste anal de covid-19 obrigatório para todas as chegadas de estrangeiros, diz jornal

A China tornou os testes anais para covid-19 obrigatórios para todas as chegadas de estrangeiros, após o procedimento ‘humilhante’ ter sido criticado pelo Japão e EUA, informou o The Sun.

Pequim afirma que o procedimento – que envolve um cotonete de 3 a 5 cm embebido em solução salina introduzido e girado suavemente no ânus de um ‘paciente’ – é mais preciso do que outros testes de garganta ou nariz, que são mais comuns.

Os médicos na China têm usado o teste anal em pacientes em quarentena para verificar se estão livres do coronavírus.

Li Tongzeng, médico especialista em doenças respiratórias, disse à mídia estatal chinesa que os vestígios do vírus chinês permanecem detectáveis ​​por mais tempo em amostras de cocô do que no nariz ou na garganta.

No entanto, a perspectiva de visitantes estrangeiros passarem pelo teste gerou polêmica.

Japão pediu à China que pare de usar o exame “indigno”, já que alguns passageiros disseram que isso lhes causou “sofrimento psicológico”.

Segundo o The Sun, na semana passada, a China teria ordenado que diplomatas americanos se submetessem a testes anais, gerando atritos com o Departamento de Estado dos EUA. Pequim negou as alegações, mas Washington classificou os testes como “indignos”.

Em resposta, Lu Hongzhou, um médico chinês, disse à mídia estatal da China que os viajantes poderiam fornecer uma amostra de cocô no aeroporto.

O procedimento leva cerca de 10 segundos para ser realizado, segundo a Comissão Nacional de Saúde da China.

Últimas Notícias