TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS: Após contrair Covid-19, um fotógrafo e ex-fuzileiro naval, foi acometido por uma espécie de psicose que transformou sua vida em um pesadelo. Entenda!

Ele não conseguia dormir, preocupado que de alguma forma tivesse feito algo errado, suspeitou de pessoas comuns,  de motivos sinistros e acabou sendo hospitalizado em uma ala psiquiátrica duas vezes.

Os médicos dizem que esses sintomas podem ser uma manifestação dos efeitos colaterais do Covid-19 relacionados ao cérebro.

Junto com problemas mais comuns, embotamento do cérebro, perda de memória e problemas neurológicos, a psicose de “novo início” pode resultar de uma resposta imunológica, problemas vasculares ou inflamação do processo da doença, acreditam os especialistas.

Ocorrem casos esporádicos com outros vírus e, embora esses sintomas extremos provavelmente afetem apenas uma pequena proporção dos sobreviventes da Covid, surgiram casos em todo o mundo.

Muito sobre a condição, permanece misterioso.  Alguns pacientes sentem necessidade de prejudicar os outros ou a si próprios.

Outros não têm impulsos violentos, mas tornam-se quase obsessivamente paranóicos.

Alguns precisam de semanas de hospitalização com médicos experimentando medicamentos diferentes, enquanto outros melhoram mais rapidamente.

Alguns pacientes recaem.

Os delírios paranóicos mais comumente acompanham a esquizofrenia no final da adolescência ou demência em adultos mais velhos, mas até agora, a psicose pós-Covid afetou principalmente pacientes na faixa dos 30, 40 e 50 anos.

A Dra. Veronika Zantop, a psiquiatra que tratou o paciente de Seattle desde sua primeira hospitalização, confirmou que ele não tinha problemas de saúde mental anteriores o que gera uma pergunta ainda sem resposta:

“Isso é temporário?”

Fonte: The New York Times, 22/03/2021, por Pam Belluck

Últimas Notícias