Leia-se, ao bolso do povo: Manhattan Connection custa mais de R$ 8 milhões aos cofres da TV Cultura.

Nesta semana, veio a público quanto custa o programa “Manhattan Connection”, comprado no fim do ano passado pela TV Cultura, uma emissora da Fundação Padre Anchieta, do Governo de São Paulo.

O montante gasto é de R$ 8,74 milhões, pago com dinheiro dos impostos paulistas. Os contratos estão disponíveis publicamente no site de editais da Fundação Padre Anchieta, como pode ser visto abaixo.

O programa Manhattan Connection tem ligações com Diogo Mainardi, sócio do blog pro-João Dória, O Antagonista, também ligado à empresa de consultoria financeiraEmíricus. Chama atenção também o dia em que a empresa Blend Negócios Divulgação e Editoração Ltda, representante do Manhattan, foi criada: dia 28 de dezembro de 2019. Ou seja, um dia antes do acordo milionário ser firmado entre as partes.

O site TV Pop registrou que o capital social da Blend é discrepante em relação ao tamanho do negócio firmado. A empresa informa ter apenas R$ 10 mil em seus cofres. Após a repercussão, Diogo Mainardi tentou explicar o caso. Segundo ele, o Manhattan Connection é 100% financiado por patrocinadores privados.

“Esses patrocinadores, todos eles captados pela Blend, depositam o dinheiro do patrocínio na TV Cultura, que repassa uma parte para a Blend, conforme estabelecido no contrato de parceria entre as duas empresas. A TV Cultura, portanto, só ganha com isso. Se os patrocinadores privados desistissem de anunciar no programa, ele acabaria no dia seguinte, porque a TV Cultura não é responsável por seu financiamento, nem pelo pagamento dos salários de seus apresentadores. A propósito, nenhum apresentador do Manhattan Connection é sócio da Blend”, escreveu o blogueiro.

Mainardi disse ainda que o Antagonista não tem nada a ver com o Manhattan Connection, exceto por ele, que é sócio do site e recebe salário da Blend por seu trabalho no programa de TV.

A explicação, no entanto, não foi muito convincente e a hashtag “Mamata Connection” já possui mais de 370 mil menções no Twitter.

Contrato milionário levanta suspeitas sobre parcialidade do programa de TV

Hélio Costa Jr., Estudos Nacionais

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