Sindicato dos Médicos da Bahia desmente o governador petista Rui Costa sobre falta de médicos no estado: “O problema é o respeito do governo”

A diretora de comunicação do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Dra. Clarice Saba, rebateu a declaração do governador Rui Costa (PT), que afirmou, em live na última terça-feira (13), que contratou médicos de São Paulo e do Rio de Janeiro para abertura de leitos de UTI para o novo corovírus, alegando falta de profissionais na Bahia (veja aqui).

Segundo Clarice Saba, o grande problema dos médicos no estado é o tratamento dado pelo governador, citando a recente retirada da categoria do vínculo CLT, o que coloca os profissionais na linha de frente da pandemia sem nenhuma garantia de direitos. A diretora ainda diz que muitos médicos estão passando até mesmo necessidade diante do descaso do governo estadual.

“Isso não é real (falta de médicos). A Bahia tem médicos de sobra, o problema é o respeito do governo ao pagamento dos médicos. Eles estão tirando os médicos dos vínculos da CLT e colocando no PJ, ou seja, se um médico está na linha de frente da Covid e adoece, ele e a família ficam sem receber. Alguns estão passando necessidade e isso é terrível, é uma falta de respeito”, explica Dra. Clarice, que reforça ao Política ao Vivo que não há necessidade de trazer profissionais de outros estados.

“Não vejo necessidade de trazer profissionais de fora, basta respeitar os profissionais baianos, que tem aos montes. Aqui não falta médicos. Ele deveria fazer um contrato justo, pagar, pelo menos o mínimo acertado, sem atrasos. Agora, esse desrespeito de tirar os médicos da CLT. É essa a proposta que ele está fazendo aos médicos do Rio de Janeiro? De contratar por PJ? Se ele pretende pagar salário aos médicos de fora, porque não pagam os médicos daqui?”, questiona Clarice.

“Por que ele não respeita o contrato com os médicos daqui? Há seis anos que não temos reajustes. Existe um pedido nosso de um seguro de proteção aos profissionais de saúde ou para a família, em caso de morte. Isso foi acordado, mas não foi cumprido”, completou.

Últimas Notícias