Após “lockdown total”, casos de Covid-19 disparam em municípios de Pernambuco: Algumas cidades tiveram um aumento de quase 600% no número de pessoas infectadas.

Duas semanas após 16 prefeitos pernambucanos fecharem completamente as cidades, com proibição de comércio e restrições a liberdades individuais, os boletins epidemiológicos das secretarias de saúde registraram um grande aumento do número de infectados pela covid-19 em comparação ao mesmo período de duas semanas anteriores ao início do lockdown. Algumas cidades tiveram um aumento de quase 600% no número de pessoas infectadas.

Liderados pelo prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, os prefeitos contaram com o apoio de promotores de justiça e do governador do Estado, Paulo Câmara, para impor o “lockdown total” às cidades impedindo até o funcionamento dos comércios “essenciais”.

A medida vigorou entre os dias 24 e 28 de março e foi imposta sob pretexto de combater o avanço da peste chinesa. A decisão autoritária e anticientífica foi tomada durante uma reunião presencial e sem distanciamento social entre os participantes. As cidades que aderiam ao decreto foram Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Triunfo, Tuparetama e Sertânia.

Seguindo as orientações de especialista que afirmam que o infectado pode demorar de 10 a 15 dias para testar positivo para covid-19, analisamos o número de infectados das cidades em três momentos: duas semanas antes do anúncio do lockdown, no dia do anúncio e duas semanas depois do fim das restrições. Assim, temos como parâmetro, o número de infectados nas seguintes datas: 09 de março (15 dias antes do lockdown), 24 de março (início do lockdown) e 13 de abril (15 dias após o término do lockdown).

Em Afogados da Ingazeira, a Secretaria de Saúde tinha confirmado 3.013 casos no dia 09 de março. Em 24 de março, esse número havia subido para 3.320 (aumento de 307 novos infectados em 15 dias). No dia 13 de abril, os casos confirmados somavam 3.626 (aumento de 306 novos infectados em relação à data anterior). Ou seja, as medidas restritivas impostas pelo prefeito não impactaram, praticamente, em nada no combate ao vírus. Duas semanas após o lockdown, a Secretaria de Saúde registrou apenas um caso a menos do que no período anterior às restrições.

  • por estudos nacionais

Últimas Notícias