EITAAAAA!!!! Sob nova gestão na Secretaria de Segurança Pública, Bahia registra 19 ataques a banco em 2021; em 2020 foram 17

O governador Rui Costa (PT) nomeou Ricardo Mandarino para o cargo de chefe da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em dezembro de 2020. O chefe da pasta assumiu tendo como uma das metas enfrentar as frequentes explosões de agências bancárias no estado. No entanto, ainda assim, o número de ataques a bancos na Bahia em 2021, até o mês de abril, já ultrapassou o que foi registrado no ano de 2020 inteiro.

Somente este mês, foram 10 ataques em todo o estado. O mais recente aconteceu na madrugada desta terça-feira (20), na cidade de São Gonçalo dos Campos, cerca de 110 km de Salvador. O local ficou completamente destruído.

De acordo com informações do Sindicato dos Bancários, no ano de 2020 foram 17 ataques a banco – sendo oito explosões a agências, duas explosões a caixas eletrônicos, 4 arrombamentos a agências, dois arrombamentos a caixas eletrônicos e uma tentativa de assalto. Já este ano, de janeiro até hoje – 20 de abril de 2021 – já foram registrados 19 ataques – sendo 11 explosões a agências e quatro a caixas eletrônicos, uma tentativa de arrombamento de agência e três não identificadas.

Detalhes sobre os ataques mais recentes

Entre os ataques mais recentes que aconteceram este mês na Bahia, está o da agência bancária da Caixa Econômica da cidade de São Gonçalo dos Campos na madrugada desta terça-feira. O crime aconteceu por volta das 3h, na unidade que fica na região da praça J.J. Seabra. De acordo com moradores, homens fortemente armados fecharam as ruas que dão acesso à praça, para impedir a passagem das pessoas pelo local.

Houve o da cidade de Ubaíra, a cerca de 270 km de Salvador, na madrugada da última sexta-feira (16). Na ação, o grupo armado fez cinco reféns. Câmeras de segurança registraram toda a ação.

Na mesma semana, no dia 13 de abril, outra agência bancária foi explodida por homens armados no bairro de Porto Seco Pirajá, em Salvador.

Já no início deste mês, ao menos quatro agências foram atacadas e explodidas na Bahia. A primeira delas foi em Campo Alegre de Lourdes, norte da Bahia, na noite do dia 5 de abril. O grupo armado chegou a fazer moradores reféns durante a fuga.

O segundo caso aconteceu também durante a noite, mas no dia 6, na cidade de Abaré, que fica na mesma região. Na ação, os suspeitos também fizeram servidores municipais de reféns e atearam fogo em veículos para dificultar a ação da polícia.

Dois dias depois, outra agência foi explodida, desta vez em Itiruçu, no sudoeste da Bahia. Os suspeitos, que estavam fortemente armados, chegaram à cidade em dois veículos e utilizaram explosivos na unidade.

A quarta agência explodida foi em Sapeaçu, cidade que fica a cerca de 160 quilômetros de Salvador. O crime aconteceu na madrugada de sábado (10). A ação durou cerca de 30 minutos.

POLITICA AO VIVO

Últimas Notícias