Bebê que nasceu com anticorpos contra a Covid pode ser primeiro do Brasil, dizem especialistas

O bebê que nasceu em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, com anticorpos contra Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, pode ser o primeiro caso registrado no Brasil, segundo especialistas. Enrico, de 40 dias, nasceu com os anticorpos após a mãe dele, que é médica e trabalha em um posto de saúde, ser vacinada com as duas doses da vacina CoronaVac.

De acordo com a diretora do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia, Rosana Richtmann, não há relatos semelhantes no país. Com as vacinas Pffizer ou de RNA mensageiro que foram mais utilizados nos Estados Unidos e em Israel há relatos e estudos internacionais sobre episódios de imunização através da placenta, mas não com a CoronaVac:

“Em relação a CoronaVac, é o primeiro evento, pelo menos que eu tenha notícia, principalmente aqui no Brasil. Então, é uma notícia muito boa. Nós estamos falando de uma vacina que está sendo bastante utilizada no nosso país”, explicou.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (20) que está recolhendo informações para confirmar se o caso de Enrico é o primeiro do país. O órgão ainda disse que está consultando estudos detalhados sobre o tema.

G1

Últimas Notícias