O PRESIDENTE BOLSONARO ESTÁ AQUI! Ministros Fábio Faria e Gilson Machado levam conectividade e fomento ao turismo para o Rio Grande do Norte

Infraestrutura de conexão de internet banda larga gratuita e investimentos para o turismo foram anunciados pelas pastas no estado

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram nesta segunda-feira (24) de evento em Natal (RN) para entregar novos pontos do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom), e ações de estímulo ao turismo no estado pelo Ministério do Turismo (MTur).

O encontro das pastas teve como foco a apresentação de iniciativas para a ampliação da conectividade e fomento ao turismo no Rio Grande do Norte. No âmbito do MCom, foram entregues 20 novos pontos de acesso à internet gratuita e de alta velocidade em municípios litorâneos do estado.

“Estamos trazendo para o Rio Grande do Norte pontos do Wi-Fi Brasil que irão para as praias, pois assumimos o compromisso de conectar todos os pontos turísticos do Brasil”, destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Por meio do Wi-Fi Brasil, foram instalados até agora no Rio Grande do Norte 336 pontos de acesso à internet.
Por sua vez, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciou a liberação de recursos para conclusão da obra do teleférico de Santa Cruz (RN).

Outro importante lançamento por parte do MTur foi a publicação de portaria que prorroga prazos de pagamento e aumenta os valores da linha de financiamento com recursos do MTur, ou Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Durante o evento, o ministro do Turismo ressaltou em seu discurso a iniciativa do MCom de ampliar a conectividade para as regiões turísticas do país: “Tenho certeza de que todo o setor do turismo será muito grato por essas ações de conectividade. Menos de 90 endereços turísticos do Brasil possuem conectividade turística e hoje assumimos o compromisso de levar conectividade para todos eles”.

Turismo 4.0

Um dos principais desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus é possibilitar que todos os brasileiros estejam conectados pela internet. Nesse contexto, o MCom e o MTur têm como missão executar ações de expansão da conectividade e de promoção do Turismo 4.0, cujo objetivo é a adoção da Internet das Coisas (IoT) no setor, criação de Polos Tecnológicos, Fóruns de Inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Com a disponibilização da conexão com a internet, o programa Wi-Fi Brasil viabiliza acesso às políticas de assistência econômica e social do Governo Federal, como o auxílio emergencial, além de ofertar mais oportunidades de emprego e empreendedorismo, educação, opções de entretenimento, telemedicina e diversos outros serviços essenciais para o desenvolvimento do país.

Para alavancar o setor turístico, a conclusão da obra do teleférico de Santa Cruz (RN) permitirá o transporte de moradores e turistas do centro da cidade até o Santuário de Santa Rita, que possui a maior imagem católica do mundo, com 56 metros de altura. As obras, divididas em quatro etapas, contam com recurso de mais de R$ 10 milhões do MTur.

Em outra frente, as alterações previstas na portaria do MTur – que prorroga prazos de pagamento e aumenta os valores financiáveis do Fungetur – vão possibilitar a extensão e/ou suspensão em até oito meses dos prazos de carência ainda em curso para início do pagamento da amortização, relacionadas aos financiamentos concedidos com recursos do Fungetur.

Ministério das Comunicações

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e área interna
Ministro Fábio Faria, Prefeito de Riachuelo/RN Joca Basílio e a Secretária municipal de Turismo Rizza Bernardo

Últimas Notícias