Governo Bolsonaro autoriza mais 122 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para pacientes com Covid

leitos

Mais 122 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19 foram autorizados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (28/05). A medida reforça os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) em Hospitais Especializados, Unidades Mistas, Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais de Campanha e Hospitais Gerais.

As autorizações, em caráter excepcional e temporário, são destinadas para os estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e São Paulo. O valor do repasse mensal é de cerca de R$ 1,7 milhão, correspondente aos meses de abril e maio. As duas portarias que autorizam os leitos estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) – acesse aqui.

Os leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar são voltados para pacientes de Covid-19 que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio. A autorização ocorre sob demanda dos estados, que possuem autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários.

No entanto, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença – somente em 2021, já foram autorizados mais de 3,8 mil leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar. O investimento é de mais de R$ 69,4 milhões.

Últimas Notícias