“Os Maus Caminhos de Omar Aziz”: Da ‘CPI da Pedofilia’ à CPI da Covid

Favorito para  presidir a ‘CPI da Covid’ é investigado por desvio de recursos para Saúde; Omar Aziz também foi citado no inquérito de exploração sexual de menores.

Omar Aziz

O nome mais cotado para assumir a Presidência da “CPI da Covid”, é o senador Omar Aziz (PSD-AM). Já a relatoria da investigação deve ficar a cargo do senador Renan Calheiros (MDB-AL). A comissão conta com onze titulares e sete suplentes, e irá investigar repasses de verbas aos Estados e municípios, além de possíveis omissões por parte do Governo Federal durante a pandemia.

Em coletiva de imprensa, na última semana, o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), declarou que, junto ao secretário-geral da mesa, Gustavo Sabóia, “estão definindo os procedimentos para a eleição do presidente e vice-presidente da CPI, que só poderá ser instalada após essa escolha”. A previsão é que a comissão seja instalada a partir da próxima semana.

Em companhia ao colega Renan Calheiros, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro, o senador e ex-governador do Amazonas também conta com indecoroso histórico, que envolve desvio de verbas e a protagonização de uma CPI de exploração sexual de menores.

A Polícia Federal indiciou Aziz por suspeita de participação em um esquema de desvio de recursos para a Saúde no Amazonas, estimado em mais de R$ 260 milhões. Segundo as investigações, os desfalques começaram entre 2010 e 2014, quando Omar foi governador do estado. Ele autorizou a contratação do Instituto Novos Caminhos para fazer a gestão de hospitais do Amazonas. De acordo com o Ministério Público Federal do Amazonas, os valores eram repassados para políticos do estado por meio de contratos superfaturados. Em sua defesa, o senador informou que não autorizou nenhum contrato.

Últimas Notícias