Cinco verdades no pronunciamento de Bolsonaro que provocaram ira na esquerda e na extrema-imprensa

O presidente Jair Bolsonaro falou à nação na noite desta quarta-feira (2) por meio de rede de rádio e Televisão.

Bolsonaro apresentou números e informações relevantes sobre seu governo e sobre o Brasil. Informações que logo provocaram as “agência da verdade”, que saíram checando tudo à procura de “pelo em ovo” para descredibilizar o presidente na estratégia de sempre.

O Portal Novo Norte rebate agora o que os “militantes de redação” do portal UOL consideraram como “distorção” ou “mentira”. Apresentamos, a seguir, fatos e argumentos.

O Brasil é o quarto país que mais vacina no planeta.

Bolsonaro, em pronunciamento

Verdade. O Brasil já aplicou mais de 68,2 milhões de doses totais de vacinas contra covid19, ficando atras somente da China (681,9 milhões), EUA (296,4 milhões) e Índia (213,1 milhões), e à frente do Reino Unido (65,2 milhões). Os dados são do painel da Our World In Data. Contra dados, não há argumentos. O recorte feito pelo presidente está correto.

Terminamos 2020 com mais empregos formais que em 2019.

Bolsonaro, em pronunciamento

Bolsonaro baseia esta declaração em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. Para o ano de 2020 foram gerados 142.690 novos empregos. O resultado positivo se deu apesar do lockdown de estados e municípios. A partir de julho, ocorreu retomada acentuada e recordes seguidos de geração de emprego formal, sendo o mês de novembro o melhor saldo informado pelas empresas para um único mês.

Além disso, 2019 foi um ano de quase estagnação no saldo de empregos. A imagem abaixo mostra que em 2020 houve uma alta nos primeiros meses, uma queda por causa do lockdown em alguns estados e municípios, e uma crescente na curva de emprego nos meses subsequentes.

Descontados os empregos perdidos pelo lockdown, o Brasil teria recordes ainda mais expressivos na geração de empregos formais.

Neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados. Vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa..

Bolsonaro, em pronunciamento

Verdade. É um fato e uma questão legal: qualquer vacina que chegue ao braço dos brasileiros precisa ser aprovada pela Anvisa, em registro definitivo ou uso emergencial. Militantes de redação querem adicionar uma nova “agência reguladora”, o STF, que não tem capacidade técnica para liberar ou não medicamentos. As vacinas russa e indiana estão na pauta da Anvisa para serem deliberadas, com grandes chances de aprovação.

“O PIB projetado para 2021 prevê um crescimento da economia superior a 4%”

Bolsonaro, em pronunciamento

Verdade. O Valor Investe, do grupo Globo, publicou uma matéria informando que duas agências aumentaram a previsão de crescimento do PIB brasileiro. Segundo a matéria, a Goldman Sachs revisou crescimento do PIB de 4,6% para 5,5% e a XP Investimentos também revisou a estimativa da casa anterior aos dados, que era de alta de 4,1%. “O crescimento está mais próximo de 5% que de 4% em 2021, afirma Caio Megale, economista-chefe da XP. A matéria pode ser lida aqui.

Destinamos, em 2020, 320 bilhões para o Auxílio Emergencial para atender aos mais humildes. Esse montante equivale a mais de 10 anos de Bolsa Família

Bolsonaro, em pronunciamento

Verdade. Bolsonaro não mencionou os valores destinados e eles correspondem com os dados reais do portal da transparência. Há casos de valores recebidos indevidamente que foram devolvidos, e casos de pessoas que tinham direito mas simplesmente nao solicitaram o benefício. Há ainda uma reserva técica para o caso de revisão de algum benefício negado. Mesmo assim, a execução do programa criado pelo governo Bolsonaro passou de 92,2%, uma excelente média para um programa governamental.

portalnovonorte.

Últimas Notícias