Governador diz que RJ se prepara para enfrentar uma 4ª onda de Covid

O governador do Rio, Cláudio Castro, afirmou neste sábado (5) que o estado já toma providências para uma eventual quarta onda de Covid.

“A gente já tá se preparando sim, fazendo a manutenção dos leitos abertos. Entre a 1ª e a 2ª onda, a gente teve uma desmobilização grande de leitos, que a gente já não deixou acontecer da segunda para terceira onda e agora também mantemos os leitos abertos. A gente entende que com essa proteção e analisando os dados dia a dia como a gente está a gente vai conseguir, caso venha uma 4ª onda, a gente vai ter capacidade de entrentá-la”, afirmou Castro.

O governador disse que a curva de aprendizado vivenciada pelo governo nas três primeiras ondas da doença fez com que o estado preparasse leitos e fizesse um estoque de kit intubação. Castro também afirma que mandou que se adquirisse respiradores “no preço e no tempo certo”.

Ele também comentou o fato do Rio ser uma das sedes da Copa América. “Sobre a Copa América, já há um decreto que fala dos jogos de futebol. Se a fronteira do Brasil está aberta e entram mais de mil pessoas por dia é uma incoerência não ter jogo aqui. Em qualquer campeonato, não só a Copa América, mas o Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil, quem segue os protocolos já está apto a jogar”, disse.

“Não teve nenhuma autorização específica para a Copa América. O que o governo do estado e a prefeitura entenderam é que como já há um decreto e as fronteiras do Brasil não estão fechadas não teria porque a gente bloquear a entrada e não ter jogo. Seria na verdade uma proibição extra e não uma autorização extra”, acrescentou Castro.

As declarações foram dadas durante a entrega de cartões do programa Supera Rio na quadra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, na Baixada Fluminense. No evento, o governador também anunciou a antecipação dos salários de maio de 468.976 servidores ativos, inativos e pensionistas para a próxima quinta-feira (10), sétimo dia útil. O valor líquido da folha é de R$ 1,87 bilhão.

Esta é a sétima vez que antecipamos os salários. É um reconhecimento à dedicação e empenho do funcionalismo público estadual. É nosso compromisso buscar sempre meios para garantir o pagamento dos servidores em dia – afirmou Castro.

G1

Últimas Notícias